Cheiros que gatos odeiam

Os gatos são animais muito limpos e, para eles, o "cheiro de limpeza" é muito importante, pois o olfato dos felinos é 14 vezes superior ao dos humanos. Contudo, existem cheiros que os felinos realmente não suportam.

Odores cítricos

Se você deseja manter seu gatinho longe de alguma coisa, como certas plantas do jardim ou alimentos da cozinha, esfregue a casca ou óleos de frutas cítricas. Eles não gostam do cheiro de limão, laranja, limas, entre outros.

Banana

Mesmo que a banana seja saudável, rica em potássio e muito nutritiva, seu cheiro não agrada tanto os felinos. Se deseja mantê-lo longe de algum local da casa, como o sofá e as camas, esfregue (por fora) a casca da banana para que seu odor seja liberado e impregne no item.

Caixa de areia suja

Entrar em um banheiro sujo e fedido é ruim para qualquer um, imagine então para os gatos que têm o olfato bem mais apurado. Quando eles sentem o cheiro de uma caixa de areia em más condições não vão querer se aproximar.

Pinho

Pinho não está entre os cheiros mais odiados pelos gatos, pois não incomoda tanto seu olfato. Porém, não se pode abusar da intensidade desse odor. Evite comprar areias feitas com esse material, pois pode incomodar o bichano a ponto dele odiar e rejeitar a caixa.

Peixe podre

Os felinos, assim como os humanos, odeiam o cheiro fedido de peixe podre ou em mau estado. A recomendação é jamais oferecer esse alimento estragado, pois ele não suporta o odor e certamente ficará doente ou sofrendo de intoxicação.

Pimenta

Os bichanos nunca se aproximam de alimentos picantes ou condimentados demais. Isso acontece porque seu olfato encara esses itens como algo tóxico. Então, mantenha pimenta, mostarda e curry fora do alcance.

Produtos de limpezas e de higiene

Produtos de limpeza afastam os felinos por causa do odor intenso e químico. Preste atenção quais itens está comprando no supermercado. Atenção especial para os itens que utiliza no gato, como shampoo ou perfumes. Aqueles com odor muito intenso pode deixá-lo estressado e irritado.

Algumas plantas

Tomilho, limão, lavanda e gerânio são algumas das plantas que os bichanos passam longe. Caso seu amigo adore destruir o jardim e fazer a maior bagunça na terra, uma dica é plantar um par dessas plantas odiadas.

Eucalipto

Um exemplo típico é o eucalipto, uma vez que seus óleos essenciais podem ser nocivos e o bichano sabe disso. Ou seja, dificilmente ele se aproximará da erva. Consulte o veterinário para conhecer as outras plantas proibidas.

Café

O café não pode ser classificado como um item de cheiro ruim, porém libera um aroma muito forte para as narinas apuradas do gato. Por esse motivo é um ótimo item para utilizar como repelente, assim como as frutas cítricas e banana.

Outros gatos - bonus

De todos os odores odiados pelos gatos, esse é o mais interessante. Como eles têm um olfato muito sensível, ficam extremamente incomodados com o "perfume" de um novo felino, a ponto de colocar seus pelos em pé. Esses animais são muito territorialistas, por isso a repulsa por um desconhecido.