Gato Siamês
Reprodução/Pixabay
Gato Siamês

Apesar do nome pelo qual ficou popular, o gato Hamalaio surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 1930 em um experimento científico realizado por cientistas de Harvard, cruzando exemplares das raças  Persa e Siamês , os principais nomes envolvidos foram Marguerita Goforth, Virginia Cobb e Clyde Keeler. O objetivo era saber como os genes eram passados adiante.

Assim surgiu um gatinho que tem as características físicas semelhantes aos Persas e a coloração dos pelos e dos olhos semelhantes aos Siameses, o nome Himalayan veio da semelhança com a raça de coelho que tem as extremidades (focinho, orelhas, patas e cauda) em cores mais escuras que o restante do corpo.

Os estudos foram encerrados, mas o interesse pela nova raça já existia e já em 1935 criadores britânicos decidiram dar início a um programa de criação também na Inglaterra, que foi interrompido durante os eventos da Segunda Guerra Mundial e foi retomado anos depois.


Uma das raças mais queridas, mas há controversas

A mistura de Persa e Siamês deu origem a um gato único, que se tornou muito popular entre os amantes dos bichanos e não demorou muito para que recebesse o reconhecimento das grandes instituições como as Governing Council of the Cat Fancy, da Grã-Betanha (1955) e Cat Fanciers’ Association e American Cat Fanciers Association (1957).

Em 1984, porém, apesar de membros dos conselhos votarem contra, a CFA decidiu revogar o gato Himalaia como raça única e inclui-lo apenas como uma variação do gato Persa nos Estados Unidos – mesmo sendo um híbrido com gatos Siameses, apenas os Persas foram considerados na decisão.

Ao longo dos anos a raça recebeu diferentes nomes como Persian Ponited (Persa de pontas coloridas), Persa-Himalaia, Himalaia-Persa ou simplesmente Himalaia ou Himalaio. Na Grã-Bretanha é conhecido como Colorpoint Longhair.

A personalidade do Himalaio

O himalaia é uma mistura das raças de gatos siamês e persa
Reprodução/Pixabay
O himalaia é uma mistura das raças de gatos siamês e persa

Um gato de porte médio, medindo entre 20 e 25 cm e podendo pesar até 5 kg, o Himalaio tem pelos longos e uma estrutura óssea forte que o faz parecer maior do que realmente é. Um bichano dócil, que gosta de ter seu tempo sozinho, mas adora estar ao lado dos tutores, sempre “ajudando” nas atividades do dia a dia (quem tem gato sabe bem como é). Bastante tranquilo e afetuoso, ama receber atenção.

O Gato Himalaio pode viver muito bem em casas ou apartamentos, é muito brincalhão e se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação. Mesmo sendo um gato que quer estar sempre na companhia dos humanos, contanto que ele tenha seus brinquedos para se entreter, o tutor poderá trabalhar ou estudar sem ser interrompido pelo bichano.

Ao contrário do que é comum entre gatos, o Himalaio é conhecido por se adaptar bem às mudanças e não tem o hábito de subir em lugares mais altos da casa. Para esse bichano, contanto que ele tenha seus humanos favoritos por perto, estará tudo bem.

Cuidados com a higiene

Mistura entre Persa e Siamês, o gato Himalaio pode ser considerado uma raça a aparte ou apenas uma variação do Persa
Joseph Morris/Wiki Commons
Mistura entre Persa e Siamês, o gato Himalaio pode ser considerado uma raça a aparte ou apenas uma variação do Persa

Por ser um gato com pelagem longa de dupla camada (sub-pelo), é preciso reservar um tempo para mantê-la sempre saudável e livre de emaranhados. O recomendado é que se escove o pet ao menos uma vez por dia, com escovas de cerdas macias ou luvas especiais para a remoção de pelos mortos.

Quanto aos banhos, há uma controversa sobre se é necessário ou não dar banhos em gatos . Por isso vale a pena pedir a orientação de um médico veterinário para saber a melhor frequência para a higiene do seu felino.

Porém, caso o pet se suje e um banho seja inevitável, é importante que seja acostumado à água desde filhote para que o banho não seja estressante para o animal, além de produtos de banhos a seco indicados para a raça, que vão ajudar na manutenção. É preciso dar uma atenção especial para a higiene bucal e limpeza dos olhos, focinho e orelhas do pet. – lembrando que, de forma geral, os gatos já cuidam bem da própria higiene.

Cuidados com a saúde

Outras colorações também são aceitas entre os padrões do Himalaia, mas os olhos devem ser sempre azuis
Eduardo Sanchez da Silva/Flickr
Outras colorações também são aceitas entre os padrões do Himalaia, mas os olhos devem ser sempre azuis

Assim como o Persa, o Himalaio é uma raça braquicefálica  (de focinho curto) o que prejudica muito a respiração e faz com que não tenha muita energia para exercícios, além de outros problemas de saúde comuns ligados ao formato do focinho.

Os olhos também são prejudicados e podem lacrimejar bastante, causando manchas na pelagem, crostas e feridas. A raça também tem predisposição a desenvolver úlcera de córnea.

Diversas  doenças renais também podem afetar, algo comum entre gatos de forma geral. É muito importante que o tutor leve o animal de estimação para consultas regulares para que o médico veterinário possa avaliar a saúde do bichano e prevenir o aparecimento de doenças, além de manter vacinas e vermífugos sempre em dia.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde . Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!