Doenças comuns no gato Persa

Algumas doenças são mais comuns em determinadas raças de cães, o mesmo acontece com os gatos. Os Persas são famosos por terem uma aparência exuberante, como o rosto achatado, e características aumentam as chances de desenvolver certas doenças.

A tranquilidade por um preço

Os gatos Persas têm temperamento dócil e calmo, ideais para quem quer um felino mais sossegado. O problema é que essa tranquilidade se deve ao pouco oxigênio que eles respiram, por causa do focinho achatado. Outros problemas também são bem comuns.

Tricobezoar

As famosas bolas de pelo. Esse problema é comum em muitos gatos, mas principalmente nos Persas por terem pelo longo. Para evitar que o bichano acabe passando mal ou fique com obstruções intestinais pelo excesso de bolas de pelo, é ideal escová-lo todos os dias.

Pixabay

Problemas respiratórios

O nariz achatado dificulta a respiração do animal, assim como nos cães da raça Pug. Por ter um focinho pequeno, o felino é muito mais sensível ao frio, calor e umidade, além de prejudicar a entrada de ar, fazendo com que o bichano seja menos ativo do que outros gatos.

Pixabay

Rim policístico

Os rins dos felinos dessa raça podem facilmente desenvolver cistos que crescem caso não sejam tratados. Esse problema pode causar insuficiência renal, que já é comum em gatos, mas pode ser muito mais agressiva caso os gatos tenham esses cistos. É importante fazer um exame preventivo todo ano.

Pixabay

Doenças oculares

Lacrimejação excessiva, glaucoma e cílios que nascem para dentro são os problemas que mais atingem os gatos Persas. Isso acontece porque eles têm olhos muito grandes. Ficar de olho se seu gato está com muita secreção na região ocular é o primeiro passo para diagnosticar a doença.

Pixabay

Locomoção

As patas deles também são pequenas, o que significa que esse gato não é muito de brincadeiras onde seja necessário pular e correr. Apesar de tudo, além de ser muito companheira, a raça se adapta muito bem a lugares pequenos, como apartamentos.

Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação