Dar banho em gatos é geralmente visto como desnecessário. De fato, os bichanos são extremamente higiênicos e suas línguas possuem uma série de filamentos finíssimos que agem como uma escova, garantindo que na maioria das vezes eles consigam se limpar sozinhos e com eficiência. Outro ponto importante é que, quando o animal realiza a sua própria higiene ele mantém o seu cheiro natural, evitando assim que outros pets o ataquem.

Leia mais:  Seu gato foge do banho? Entenda porque os felinos tem medo de água

Entretanto, durante os seus passeios o bichinho pode acabar se sujando com substâncias que ele não consegue limpar por conta própria e que podem fazer mal a sua saúde - como graxa automotiva, cal, dentre outros. Nesses casos, dar banho em gatos se torna essencial para preservar a saúde e bem estar do pet. Confira algumas dicas de como realizar esse processo com segurança.

Dar banho faz mal para a saúde dos gatos?

Uma das crenças populares mais famosas dos felinos é que o banho faz mal para a sua saúde. Mas não é bem assim. O animal de fato corre alguns riscos, mas eles se dão por conta de dois fatores muito distintos: o estresse e a temperatura da água.

A temperatura da água pode afetar muito o bichano. Caso ela esteja muito fria os pets podem ficar suscetíveis a doenças. Agora, uma água muito quente também é prejudicial por causar problemas dermatológicos nos felinos. O ideal é que o líquido esteja morno, causando assim uma maior aceitação do pet.

É necessário dar banho em gatos com água morna.
Reprodução/ Shutterstock
É necessário dar banho em gatos com água morna.


Quanto ao estresse, os gatos são conhecidos por não gostarem de água e esse fato pode fazer com que eles se machuquem ou tenham problemas cardíacos. Por isso é necessário que o pet seja acostumado desde filhote com o banho e, quando adulto, seja introduzido lentamente na água parada para evitar que ele se assuste.

Veja também:  Conheça 10 raças de gatos que não tem pavor de água

Algumas raças, como o Van Turco, são naturalmente tolerantes em relação a água e aceitam mais facilmente a ducha.

Com que frequência é preciso dar banho nos gatos?

Não é recomendado lavar os felinos de maneira contínua, isso pode fazer com que eles percam os óleos naturais que protegem as suas peles. Caso o pet não tenha se sujado com produtos tóxicos, o banho não é motivo de urgência e ele será capaz de realizar a sua própria higiene.

O intervalo entre cada lavagem está estritamente relacionado com a reação da pele e o estado da pelagem do gato, podendo ir de 5 semanas até 6 meses. Consulte um veterinário antes de estabelecer uma frequência. 

Como dar banho no gato?

É recomendável usar luvas de jardinagem no mento do banho, protegendo assim as mãos contra possíveis agressões durante o processo. Elas também permitem segurar o animal com mais firmeza. 

Na hora de dar banho em gatos, evite que caia água em suas orelhas, nariz e olhos.
Reprodução/ Shutterstock
Na hora de dar banho em gatos, evite que caia água em suas orelhas, nariz e olhos.



  1. Escolha uma pia ou bacia grande para que você consiga se movimentar enquanto limpa o bichano. Não a encha muito, isso pode assustar o pet.
  2. A forma correta de colocar o gato na banheira é segurando sua nuca com a mão direita e o tronco com a esquerda. Faça isso mantendo certa distância do animal para evitar arranhões. Em seguida, solte o felino aos poucos com movimentos suaves.
  3. Comece molhando todo o corpo do animal, exceto a sua cabeça, e o esfregando com um xampu específico para gatos  - outros produtos podem fazer mal para a pele e pelos do bichano. Tome cuidado para não criar nós nos pelos. 
  4. Na hora de limpar a cabeça, tome cuidado para não entrar água nos ouvidos, nariz e olhos do animal. 
  5. Enxágue o bichinho bem, o acúmulo de xampu ou sabonete pode irritar a sua pele. 
  6. Na hora de secar, evite secadores de cabelo - eles podem assustar o animal. Opte por uma toalha macia. 

Leia mais:  Unhas de gato: saiba como cuidar e mantê-las aparadas

Depois de dar banho em gatos é recomendável dar uma recompensa para o pet, assim ele associará a hora do banho como uma experiência positiva. Aproveite a ocasião para pentear os pelos e cortar as unhas do animal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!