Problemas renais e urinários são as doenças mais comuns entre os gatos no Brasil

Pesquisa "Radar Vet"

As principais doenças que afetam os gatos estão relacionadas ao trato urinário, de acordo com médicos veterinários entrevistados pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Os profissionais identificaram problemas renais e urinários em 64% dos felinos.

Reprodução Pinterest

Número é menor do que em pesquisa anterior

“É importante que os responsáveis de um pet não deixem de realizar consultas, vacinas e, quando necessário, medicação”, defende a coordenadora da Comac, Andrea Castro. Vale ressaltar que o resultado da pesquisa é 15 pontos percentuais menor do que o observado no levantamento anterior, de 2018.

Reprodução

Visitas regulares ao veterinário são importantes

Os dados também mostram que 21% dos profissionais identificaram doenças gastrointestinais nos gatos. Para a especialista, as informações ressaltam a importância do cuidado preventivo na saúde animal: “Principalmente entre os gatos, os tutores tendem a postergar ou não realizar consultas periódicas aos veterinários. O acompanhamento regular ajuda a identificar mais rapidamente sintomas das doenças renais e do trato urinário".

FreePik

As 14 principais doenças

A pesquisa também levantou as 14 principais doenças mais comuns entre os felinos. Confira nos cards a seguir.

Irina Kukuts/Pixabay

14. Doenças infecciosas

Uma das mais comuns é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), que atinge principalmente gatos com até dois anos. Seus ataques ao organismos ainda não estão totalmente esclarecidos, mas esta é uma das infecções mais letais em felinos.

Eduardo Gorghetto/Unsplash - 10/04/2020

13. Doenças endócrinas

A Síndrome de Addison é uma das doenças endócrinas que acometem os pets. "Consiste basicamente na incapacidade das glândulas adrenais [também conhecidas como suprarrenais] em produzirem quantidades adequadas de hormônios, como glicocorticoides e mineralocorticoides, que são fundamentais para a sobrevivência”, aponta a médica veterinária Paula Caroline Vital Elias.

Zariflavin/Pexels

12. Otite

A Otite é a inflamação no ouvido, mas precisamente no conduto auditivo. Ela provoca muito incômodo ao felino e, caso não tratada, pode desenvolver problemas mais sérios. Alguns indícios como balançar a cabeça com frequência, coçar a região da orelha, apresentar secreção no conduto auditivo podem indicar a doença.

Irina Kukuts/Pixabay

11. Problemas oncológicos

O câncer pode acometer diversas regiões do corpo e exige tratamento intenso. É uma condição que pode causar muito sofrimento, tanto para o felino quanto para o tutor.

shutterstock

10. Problemas orais e periodontais

Lesões endodônticas (fraturas nos dentes), gengivite, doença periodontal, decíduos (dentes de leite) persistentes e tumores, estão entre os principais problemas orais e periodontais nos felinos.

reprodução shutterstock

9. Alergias

Segundo a Royal Canin, existem três causas principais de alergias em felinos: problemas na dieta, alérgenos no ambiente ou pulgas. Por vezes, os médicos veterinários têm dificuldade de identificar qual é o fator causador da alergia pelas possibilidades serem distintas.

Pexels

8. Hepatite

Segundo o médico veterinário Márcio Barboza, a hepatite felina é "uma inflamação do tecido hepático (fígado). Ela pode ser decorrente de várias causas, como infecções virais, bacterianas (mais comuns), parasitárias, pela ingestão de produtos/medicamentos que são tóxicos para o fígado e devido a tumores".

Pexels

7. Doenças respiratórias

Rinotraqueíte, Calicivirose, Pneumonite, Asma e Bronquite então entre as doenças respiratórias felinas mais frequentes.

reprodução shutterstock

6. Traumas e fraturas

Apesar de super-resistentes, traumas e fraturas também podem ser frequentes em gatos, principalmente naqueles que são mais boêmios e que amam dar uma escapada durante a noite.

Maikab/iStock

5. Rinotraqueíte

Como mencionado no item de doenças respiratórias, a Rinotraqueíte figura a lista de doenças que mais atingem os gatos. Ela é extremamente contagiosa e seus sintomas são espirros, febre, secreção nasal e ocular.

Pixabay

4. Dermatite/Dermatofitose

A Dermatite, doença que ataca a pele felina, tem três classificações: atópica - com sintomas como coceira intensa, vermelhidão e descamação da pelo; alérgica à picada de pulga - causada por uma proteína presente na saliva do inseto; e miliar - que causa erupções cutâneas na região da cabeça, principalmente pela presença de pulgas, carrapatos e piolhos.

reprodução shutterstock

4. Dermatite/Dermatofitose

Já a Dermatofitose, também uma doença de pele, se apresenta por um inflamação cutânea, que pode ser identificada com pequenas áreas com queda de pelo - isto porque os parasitas que provocam a doença se alimentam da queratina presente na pelugem.

Pixabay

3. Doenças gastrointestinais

O principal quadro infeccioso gastrointestinal que acomete os gatos é a colite, uma inflamação na mucosa do colo (a parte do intestino que absorve alimentos e líquidos). De acordo com a pesquisa "Radar Pet", 21% dos profissionais identificaram doenças gastrointestinais nos gatos

Reprodução

2. FIV/FELV

FIV e FELV são as siglas do vírus da imunodeficiência felina e o vírus da leucemia felina, respectivamente. De acordo com a pesquisa "Radar Pet" houve um aumento consideravelmente nos casos de FIV/FELV, que saltaram de 15% para 42% entre 2018 e 2021.

reprodução shutterstock

1. Doenças renais e urinárias

No topo da lista estão as doenças renais e urinárias. As principais são insuficiência renal crônica, tumores renais e doença obstrutiva do trato urinário.

Jerfeson Felix de Lucena/Unsplash

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!