Seu cãozinho fica, por vezes, coçando constantemente as orelhas? Balança a cabeça, sem motivo aparente, de um lado para o outro? Ele faz tudo isso repentinamente? Em suas orelhas possuem algumas feridinhas? Cuidado! Ele pode estar com otite canina!
+ Casal recebe novo gatinho com sessão de fotos inusitada e divide opiniões na web
A otite nada mais é que uma inflamação do conduto auditivo que leva a produção de uma cera diferente, com a coloração alterada e em excesso. Ela pode causar o que seria uma dor de ouvido para nós e é extremamente incômoda para os animais. Entenda um pouquinho seus sintomas e maneiras de preveni-la.
A doença é mais aparente nos cães por terem o canal do ouvido comprido e fechado. Este cenário gera maior facilidade na replicação de ácaros, fungos e bactérias, tendo em vista que estes adoram locais úmidos e quentes, assim como as orelhas.
Algumas raças, por terem orelhas grandes e caídas que abafam o ouvido, acabam sendo mais suscetíveis à doença, são elas: Cocker Spaniel , Teckel, Basset Hound , Golden Retriever , Dachshund , Setter Irlandês , Labrador Retriever e Pastor Alemão . No entanto, qualquer uma pode adquirir a otite canina.
Os sintomas são:
- coceira intensa;
- balançar demais a cabeça de um lado para outro;
- dor e choro ao coçar;
- cheiro forte no ouvido;
- secreções;
- perda de audição;
- falta de apetite devido a dor;
- excesso de cerúmen (cera).
A otite pode surgir a partir de inúmeros meios: por fungo, infecção, parasitas, predisposição genética, produção excessiva de cera, alergias, questões hormonais, entre outros. Por este motivo, medicar o cachorro por contra própria pode ser perigoso, uma vez que esse tipo de doença não possui uma única causa, ela aparece de formas diferentes e, portanto, exige tratamentos distintos.
+ Shampoo para cães: O que você precisa saber antes de comprar
Para prevenir esse mal é importante manter a higiene das orelhas sempre em dia. Tomar cuidado na hora do banho do cãozinho, para que não entre água em seu ouvido (uma boa opção é colocar bolinhas de algodão que impeçam a entrada do líquido), bem como secar tanto a orelha, como o ouvido corretamente ao fim do processo.
É preciso ficar atento ao potinho de água do seu cãozinho já que, às vezes, suas orelhas podem encostam na vasilha, deixando-as molhadas. E aí está o problema: um ambiente úmido facilita a proliferação de fungos que podem causar otite. Por fim, em casos de excesso de pelos na orelha, o correto é levar o cachorro regularmente para fazer a tosa higiênica.
+ Entenda o porquê de seu cãozinho adorar destruir os papéis de casa
Em qualquer caso de aparição dos sintomas é importante levá-lo ao veterinário para que seja feito os exames e um diagnóstico preciso e correto. A otite canina é uma doença séria e, quando não tratada corretamente, pode levar até a quadros mais graves.