Documentos, papel higiênico, livros, revistas, comprovantes de compras ou recibos, revistas, jornais, nada escapa da fúria do seu cãozinho? Ele é doidinho por papelaria da forma mais destrutível possível? Respire fundo e fique calmo! Destruir papéis é normal entre muitos cachorros, por este motivo separamos uma série de informações para que você entenda de onde surge essa motivação, bem como dicas para cessá-la.

+ Cachorrinha reencontra família após ter sido levada por uma águia; entenda

Algumas raças, como BoxerGolden Retriever e Maltês , são mais propensas a destruir papéis. No entanto, mesmo que alguns só gostem de picar o papel e não de comê-lo, é possível que o cãozinho em algum momento engula alguns pedacinhos. Estes, por sua vez, podem causar indigestão ou problemas intestinais e, em casos mais sérios, levar até a obstrução do intestino, deixando-o bloqueado.

O seu cãozinho ama destruir papéis? Entenda o motivo
reprodução shutterstock
O seu cãozinho ama destruir papéis? Entenda o motivo


Os cãezinhos podem picar papéis por vários motivos, sendo dois deles os principais. O primeiro, porque gostam da sensação de rasgar o papel com a boca, consideram algo legal e engraçado e, consequentemente, acabam gastando energia e se sentindo bem. O segundo motivo pode ser por estresse, irritabilidade ou ansiedade. É sempre importante comparar esse comportamento com outras características do seu pet, só assim é possível identificar em qual situação ele se encaixa.


Tendo em vista que engolir papéis pode prejudicá-lo - e também te deixar bastante irritado dependendo do que foi rasgado -, cabe ao tutor evitar essa prática. Seja firme ao dizer para o pet que você não quer esse tipo de comportamento, isso não quer dizer gritar, dar palmadinhas ou nenhuma atitude agressiva,  apenas dizer com clareza e firmeza um belo “não!”.

+ Hotel em São Francisco tem cãozinho como funcionário

Além disso, cabe ao tutor evitar deixar esse tipo de material em locais que o cachorro possa pegar. Ele curte andar pela casa com o rolo de papel higiênico? Deixe a porta do banheiro trancada. Coloque uma caixa para que sejam depositadas as correspondências, jornais e revistas. É mais fácil evitar a exposição dos materiais, do que fazer o pet entender que é errado rasgar papéis.

Entenda porquê o seu cãozinho gosta de destruir todos os papéis de casa
reprodução shutterstock
Entenda porquê o seu cãozinho gosta de destruir todos os papéis de casa

Fique calmo, há formas de amenizar esse ato! Se o cachorro gosta da sensação de rasgar o papel, ou de morder algo, por que não comprar um brinquedo novo para essa finalidade? Se ele está agindo dessa maneira por ansiedade ou estresse, leve-o para passear mais vezes, pratique alguma atividade diversificada e trate de fazê-lo gastar toda essa energia acumulada de maneira saudável.

+ Já ouviu falar de Judô para cachorros? Conheça um pouco dessa novidade

Os cachorrinhos não são bichos de sete cabeças e, por não conseguirem expressar seus sentimentos por meio da fala, é preciso ficar atento aos sinais que ele dá e destruir papéis pode ser um deles. Todas as suas atitudes podem dizer alguma coisa e a obrigação do tutor é cada vez mais entender sua rotina e cotidiano da melhor forma possível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!