Dar banho no cachorro é um desafio para grande parte dos "donos de primeira viagem". Os problemas começam logo na escolha do shampoo. A quantidade elevada de tipos e marcas podem acabar confundindo muitas pessoas, levando-as até mesmo a optar por banhar o animal com os seus próprios produtos. 

Leia mais:  Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Mas isso é extremamente perigoso para o pet. O shampoo humano contém um nível de Ph extremamente elevado que pode provocar alergias e irritações nos cães. Logo, usar somente produtos específicos para animais é indispensável! Veja quais pontos precisam ser considerados antes da compra.


A idade do pet

Filhotes de até 1 ano necessitam de um shampoo específico.
Reprodução/ Shutterstock
Filhotes de até 1 ano necessitam de um shampoo específico.

Cães muito novos não podem tomar banho por uma questão de saúde. Apesar desse ponto não ser um consenso entre os especialistas, a maioria deles estimam que é preciso esperar um período de 45 dias a 12 semanas para apresentar o pet à água. Agora, antes de banhar o bichinho, compre produtos específicos para filhotes. Essa regra vale até ele completar 1 ano de idade. Depois disso pode ser usado qualquer produto desde que seja de uso veterinário. 

Cor da pelagem

Outro fator que interfere no banho do animal é a cor dos pelos. Cachorros com o pelo escuro precisam de um produto específico que mantenha o brilho, remova a oleosidade e evite que a cor fique desbotada. 
Agora, se o pelo do pet for claro é necessário usar shampoos especiais que garantam que a cor não fique amarelada com o tempo.

Odor do produto

O olfato dos cães é muito mais apurado que o nosso e, mesmo que um cheiro seja extremamente agradável para você, pode fazer mal para o bichinho. Observe a reação do pet após a aplicação do produto, se ele apresentar espirros e irritações no nariz suspenda o uso imediatamente. O ideal é utilizar os que não possuem cheiro. 

Veja também:  Qual a quantidade ideal de banho no cachorro?

Tamanho do pelo

Cachorros com pelos longos precisam usar um shampoo desembaraçador.
Reprodução/ Shutterstock
Cachorros com pelos longos precisam usar um shampoo desembaraçador.


Assim como humanos têm cabelos diferentes, os tipos de pelo dos cães também variam para cada raça. Cachorros que possuem pelagens naturalmente compridas precisam de um produto desembaraçador, permitindo que sejam escovadas com mais facilidade após o banho.

Já os bichinhos que possuem um pelo mais curto necessitam de um produto que nutra a pelagem do animal, garantindo que ela fique mais espessa.

Doenças

Existem produtos feitos especificamente para o tratamento de doenças - como quedas de pelo, sarna e infestações de parasitas (como pulgas e carrapatos) - e que devem ser usados nos devidos casos. Também procure por irritações na pele do animal após o banho, isso pode indicar alergia a algum componente do shampoo. 

Condicionadores

Condicionadores não são necessários para grande parte dos cães, mas é importante usá-los caso o animal tenha pelo logo, isso garante que a pelagem fique hidratada e solta.  Preste atenção nas instruções da embalagem pois alguns produtos necessitam ser retirados com água e outros não.

Leia mais:  Por que alguns cachorros não gostam de tomar banho e como treiná-los

É sempre válido pedir aconselhamento ao seu veterinário, ele conhecerá melhor as características da raça e poderá indicar um shampoo específico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!