Billy também é conhecido pelo nome de montaimboeuf céris.
Pixabay/jackmac34
Billy também é conhecido pelo nome de montaimboeuf céris.

Um cão de origem francesa, mais precisamente do centro-oeste da França, a raça foi desenvolvida por Monsier Gaston Hublot du Rivault ao final do século 19, com o cruzamento de três raças distintas, sendo elas o Céris, o Montaimboeuf e o Larrye, essa última  já considerada extinta.

Monsier Gaston buscava um cão com habilidades únicas para a caça, que tivessem um faro apurado e boa velocidade para capturar animais maiores, como cervos e javalis. Um cão da raça Billy pode medir até 70 cm de altura.

O nome Billy é uma homenagem ao castelo Chateau Billy, em Allier (França), onde vivia o criador da raça. O local existe até hoje e pode ser visitado. Em alguns lugares do mundo o Billy também é conhecido por Montaimboeuf céris.

Apesar de muito popular no país de origem, a raça é pouco conhecida e até rara em outros países. O uivo dele recebe destaque por ser considerado melodioso, o qual costumava usar para avisar ao caçador quando encontrava ou capturava alguma presa.

Por pouco a raça não foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, se recuperando com o cruzamento de poucos cães sobreviventes. Apesar da aparência  semelhante aos cães perdigueiros,  as raças não fazem parte da mesma categoria.

Temperamento

Leia Também

Billy recebeu esse nome em homenagem ao castelo onde o criador da raça viveu no século 19
Reprodução
Billy recebeu esse nome em homenagem ao castelo onde o criador da raça viveu no século 19

O Billy é um animal dócil e brincalhão, muito inteligente e um ótimo companheiro e se dá muito bem com pessoas de todas as idades. Devido ao seu instinto para a caça, é  recomendável que se sociabilize desde filhote  para uma boa convivência com outros animais menores.

A raça precisa de atividades para gastar energia e atividades diárias, que estimulem tanto física quanto mentalmente, são bastante obedientes e costumam aprender novos truques com facilidade.

Saúde e higiene

Os cães da raça Billy são muito apegados aos humanos
Pixabay/jackmac34
Os cães da raça Billy são muito apegados aos humanos

Os pelos curtos e duros não necessitam de cuidados mais específicos, sendo recomendado escovação ao menos uma vez por semana, para a remoção de pelos mortos. Banhos também não são tão exigidos, uma vez ao mês ou caso haja maiores necessidades.

A raça não sofre com problemas genéticos, contudo alguns cachorros podem ter problemas nas articulações, como a displasia coxofemoral, condição que causa fortes dores e dificuldades de locomoção. Além disso, por terem orelhas longas e caídas, cuidados mais atentos ao canal auditivo do pet são indispensáveis, para evitar  problemas e infecções, como a otite.  Caso o tutor note algo fora do normal, um médico veterinário deve ser consultado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!