Raças de cães extintas

Desde a ação do homem, passando pela rivalidade com outros animais que habitam o mesmo ambiente, até a destruição de ecossistemas, são muitas razões que causam a extinção de uma raça. Pensar nisso, acaba sendo algo bastante triste. Fonte: Expertoanimal

Kuri

Da Polinésia e Nova Zelândia, o kuri era um cachorro que a tribo Maori criava como fonte de alimento, além do pelo, com o qual fazia suas roupas. Pelos registros desta raça, parece que se assemelhava a lobos, apenas com pelo claro. No final do século 19, foi completamente extinto.

Reprodução

Rastreador brasileiro ou urrador

Era uma raça endêmica do Brasil. De corpo grande, ágil e inteligente, era utilizado como cão de caça. Seu desaparecimento data do final do século 20 e a culpa é da negligência humana: após uma praga de insetos, os campos foram regados com produtos químicos para tentar combatê-la.

Reprodução

Buldogue cubano

Embora não seja de Cuba, essa raça se proliferou na ilha, onde foi utilizada para dois propósitos igualmente terríveis: brigas de cães e caça de escravos rebeldes. Seu corpo era maciço e robusto, com pernas fortes e olfato desenvolvido.

Reprodução

White English Terrier

Pouco se sabe sobre essa raça que tinha cor branca e saúde frágil. Acredita-se que o primeiro exemplar desta raça tenha pertencido a Benjamin Alfred, em 1876.

Reprodução

Cachorro-d'água San Juan

Natural do Canadá, especificamente da província de Labrador, era um cão esguio, gerado por uma mistura de diferentes cães de trabalho. Eles eram companheiros dos pescadores da região e testemunhas afirmam que eles tinham grande habilidade aquática.

Reprodução

Mastim Alpino

Desaparecido no final do século 19, o Mastim habitou as áreas montanhosas dos Alpes. Era um cão de tamanho grande e muito forte. Ele é considerado o ancestral do São Bernardo.

Reprodução

Paisley terrier

Criado na região de Paisley, na Grã-Bretanha, era uma raça pequena com pelo longo, que se tornou popular como cão de companhia e de exposição. Vencedor de concursos e comercializado como cão de colo para donas de casa. É ancestral do Yorkshire Terrier.

Reprodução

Talbot

Foi criado na Grã-Bretanha na Idade Média e se espalhou por diferentes regiões da Europa. Conforme os registros conhecidos, ele tinha um bom olfato, um corpo forte e boa estatura. É ancestral dos Beagles.

Reprodução

Cão polar argentino

Esta raça de cão foi criada na Argentina para puxar os trenós de uma base militar que o Exército argentino abriria nas terras frias da Antártida. Veio do cruzamento do husky siberiano com outras ytrês raças. Em 1994, foi considerado extinto e as razões para isso ainda não são claras.

Reprodução

Cão de briga cordovês

Originário de Córdoba, na Argentina, foi o resultado do cruzamento entre várias raças, como o mastim e o buldogue inglês. Seu corpo era geralmente de cor branca, às vezes com manchas marrons.

Reprodução