Os peixes  são ótimos pets para quem tem pouco espaço ou passa muito tempo fora de casa. Por causa disso o  aquarismo é um hobby que vem conquistando cada vez mais adeptos. 

Sabia que há um tipo de aquário para cada peixe? Saiba mais
Reprodução/Shutterstock
Sabia que há um tipo de aquário para cada peixe? Saiba mais


Se você tem interesse em ter um ou mais peixinhos como animais de estimação, saiba que cada espécie possui um tipo de aquário ideal. O espaço onde estes pets vivem também necessita de cuidados especiais. 

A maioria dos donos não entendem porque os peixes de aquário raramente sobrevivem
reprodução shutterstock
A maioria dos donos não entendem porque os peixes de aquário raramente sobrevivem

Para saber mais sobre o assunto, o Canal do Pet conversou com a bióloga Rayane Henriques, responsável pelo treinamento do setor de aquarismo na Cobasi. Veja a seguir algumas dicas sobre qual aquário ideal para o seu peixe e como fazer a manutenção correta dele. 


Como escolher o aquário perfeito

Henriques explica que o aquário perfeito é aquele com o maior tamanho possível, pois quanto mais espaço/litros o animal tem para nadar, melhor ele se desenvolverá. Para peixes de 3 a 5 cm de comprimento, um recipiente de 40 litros seria o ideal para até 10 animais. 

“Lembrando que a maioria dos peixes , quando adquiridos nas lojas, possuem tamanho pequeno e por esse motivo temos que levar em consideração que podem crescer mais alguns centímetros quando se tornarem adultos”, explica a bióloga. 

Você viu?

Para os peixes de grande e médio porte , é preciso ter um pouco mais de cuidado, já que algumas espécies podem ser agressivas. “Algumas espécies de peixes maiores tendem a ser territorialistas e por esse motivo defendem suas tocas dentro do aquário, então quanto maior o espaço para ele, melhor”, ressalta. 

Peixes grandes precisam de aquários grandes, acima de 300 litros para poucos animais. Já os médios com tamanhos que variam de 20 a 40 cm podem ser colocados em aquários com média de 100 a 150 litros. Importante ressaltar que quanto maior a quantidade de peixes dentro do aquário, maior precisa ser o espaço disponível para eles.

 Quais os cuidados que os aquários precisam? 

 Os cuidados para aquários pequenos são bem simples: limpeza do aquário, troca do refil e carvão do filtro, TPA (Troca Parcial de Água), ajustes dos parâmetros químicos, como pH, KH e níveis de amônia.

Muito se engana quem pensa que são os aquários maiores que dão mais trabalho. Na verdade são os pequenos que demandam mais cuidados, porque tendem a manter os parâmetros químicos regulados até a próxima manutenção.  

“Aquários pequenos precisam de mais atenção e cuidado que os grandes, pois quanto menor é o aquário mais instável ele se torna devido às variações de temperatura, substâncias tóxicas provenientes da decomposição de matérias orgânicas liberadas pelos peixes e plantas, dosagem de produtos ao ajustar os parâmetros”, explica. 

Quais acessórios que não podem faltar pra todo tipo de aquário?

Os acessórios indispensáveis para quem está montando um aquário são: substrato para o fundo, filtro e bomba para filtrar e oxigenar a água, termostato ou aquecedor para manter a temperatura ideal para o peixe, termômetro para averiguar a temperatura e sifão para manutenção.

Produtos químicos como condicionadores de água, aceleradores de biologia, teste para pH/KH/amônia também são indispensáveis para o aquarista manter tudo sob controle.

Objetos de decoração ou plantas são opcionais, já as tocas são necessárias caso tenha algum peixe com hábito noturno como por exemplo o cascudo. E o mais importante: a manutenção deve ser realizada em média a cada 30 dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!