O gato Azul Russo é um felino que se destaca por seu visual elegante, com uma pelagem azul prateada muito bonita, semelhante aos gatinhos da raça Korat . Como seu nome indica, é um gato natural da Rússia, de regiões de temperaturas negativas, tendo surgido, provavelmente, na cidade portuária de Arkhangelsk. Não se sabe ao certo quais raças de gato deram origem ao Azul Russo originalmente.
Contudo, devido à sua quase extinção durante os eventos da Segunda Guerra Mundial , criadores da Inglaterra e Escandinávia cruzaram gatos de raças como British Shorthair, Azuis da Finlândia e Siameses na miscigenação para recriar o Azul Russo novamente.
O felino se espalhou por outras partes da Europa ainda em 1860, chegando principalmente à Inglaterra e ao Norte da Europa. A raça desembarcou em solo americano somente em 1900.
O reconhecimento veio em 1912 pelo Conselho de Governadores do Cat Fancy. A raça ganhou grande popularidade a partir dos anos de 1960 e, em 1979, foi reconhecido pela TICA (The International Cat Association), sendo aceito em competições oficiais.
Características fisicas
- Porte médio com corpo elegante e musculoso, entre o curto e compacto dos Persas e o elegante das raças orientais;
- Cabeça em forma de cunha suave, de tamanho médio, crânio plano;
- Focinho sem corte;
- Orelhas grandes, largas na base e pontudas;
- Olhos verdes vividos, bem separados e arredondados;
- Pescoço longo e delgado;
- Ombros altos e corpo de ossatura fina;
- Pernas longas e finas;
- Patas pequenas e arredondadas, com almofadas rosadas;
- Cauda longa;
- Pelagem azul acinzentada ou azul prateada;
- Sorriso enigmático no rosto.
Personalidades
O Azul Russo é um gato muito sensível, dócil e amoroso com seus tutores, sendo muito apegado aos membros da família e, principalmente, ao seu “humano favorito”.
Como um gatinho reservado e observador, ele é geralmente tímido com estranhos e pode se assustar com crianças que mais agitadas. Mesmo muito apegado, tem seus momentos de independência em que irá preferir ficar um pouco sozinho e realizar suas atividades e brincadeiras.
Por ser tranquilo, é uma excelente companhia para crianças e idosos, de fácil amizade, pode miar bastante enquanto “conversa” com seus amigos humanos.
Ele também se dá bem com outros animais de estimação, mas é sempre fundamental trabalhar na socialização entre os animais, para que a convivência seja a melhor possível.
Cuidados básicos
Esse felino tem uma pelagem curta e em dupla camada, sendo muito densa, macia e brilhante. Para cuidar da pelagem e evitar queda de pelos. O indicado é que se escove a pelagem duas vezes por semana, sempre no sentido contrário ao seu crescimento, para que se distribua a oleosidade natural da pele do felino.
Os banhos são uma contradição mesmo entre os veterinários, já que os gatos têm o hábito de se limparem sozinhos. Porém, certos cuidados são indispensáveis, como a higienização das orelhas e do canto dos olhos com um pano limpo e umedecido. Ao limpar os ouvidos, jamais se deve usar hastes flexíveis.
Cuidados com a saúde
O gato Azul Russo é um felino muito resistente e costuma ter boa saúde, sem nenhuma propensão a doenças genéticas e com uma expectativa de vida bem longa (de 15 a 20 anos). O que significa que um tutor cuidadoso terá um companheiro por muitos anos.
O maior alerta é com os cuidados com a alimentação, já que o felino pode facilmente ficar acima do peso. Oferecendo uma alimentação de boa qualidade e atividades físicas diárias, além de visitas regulares ao médico-veterinário, vacinas e vermífugos em dia, esse pet terá uma vida saudável e feliz.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!