O Tervuren é um cão ativo e ótimo para atividades físicas como o agility
SnottyBoggins/Pixabay
O Tervuren é um cão ativo e ótimo para atividades físicas como o agility

Natural da Bélgica, onde é conhecido como Chien de Berger Belge, a raça começou a ser desenvolvida no começo do século 20, quando um cervejeiro chamado Corbeel realizou cruzamentos entre diferentes raças de cães pastores.

O nome da raça em inglês faz referência à antiga cidade de Tervuren, região onde Corbeel vivia e onde a raça surgiu – em alguns lugares, o cão também é conhecido como “Pastor Cervejeiro”, devido à profissão de seu criador.

O objetivo de Corbeel era ter um cão com um padrão de cores único, misturando cães totalmente pretos com outros de cor fulva. O Tervuren surgiu como um cão de pastoreio, sendo muito bom em seu trabalho. Por ser muito inteligente e um ótimo farejador, hoje a raça é muito apreciada entre os militares, assim como seu parente próximo, o Malinois.

O primeiro Tervuren reconhecido oficialmente foi um cachorro chamado Milsart, filho de Miss Tervuren, uma cadela vendida por Corbeel para um homem chamado Monsieur Danhieux, tutor de um pastor Groenendael chamado Duc.

Por ser muito semelhante ao Groenendael (o mais popular entre os pastores belga), em alguns países os filhotes que não nascem totalmente pretos são registrados como Tervuren, embora sejam raças tecnicamente diferentes.

Por volta dos anos de 1940, a raça Tervuren quase desapareceu completamente, ressurgindo já na década seguinte, graças aos esforços de criadores e admiradores da raça. O reconhecimento como raça pelo American Kennel Club veio em 1918.

Personalidade

O Tervuren é um cão mais recomendado para tutores com estilo de vida ativo
hans middendorp/Pexels
O Tervuren é um cão mais recomendado para tutores com estilo de vida ativo

Um cão alerta, inteligente e afetuoso. O Tervuren é muito leal com todos os membros da família, embora tenda a ter um “humano favorito”, com quem terá maior ligação. Apesar de independente e destemido, não é do tipo que lida bem com a solidão e pode adquirir um comportamento destrutivo ao ser deixado sozinho por muito tempo.

Devido ao seu perfil protetor, pode se tornar agressivo na presença de pessoas ou animais estranhos, por isso é importante que o cão seja bem localizado desde filhote.

É um cão, no geral, dócil e de fácil convivência, mas devido à sua grande energia e porte, não é uma raça indicada para tutores inexperientes.

Cuidados básicos

O Tervuren tem uma camada de pelos dupla, longa e bastante charmosa. A raça pode soltar muito pelo, principalmente durante o verão. Por isso, é importante um cuidado mais atento com a escovação , que deve ser feita ao menos duas vezes por semana.

Os  banhos podem ser dados com uma certa frequência, para manter o pet sempre limpo e diminuir riscos de doenças por bactérias. O mais indicado é estabelecer uma frequência de banhos com o auxílio de um médico-veterinário, e usar sempre produtos de acordo com a pelagem do animal.

Saúde

Assim como os outros pastores belgas, o Tarvuren é um cão saudável devido à sua variação genética, no entanto, alguns problemas poderão surgir.

Entre esses estão as doenças articulares , como a displasia coxofemoral. A raça ainda pode sofrer com epilepsia, e doenças gastrointestinais, como a torção do estômago, comum em cães de grande porte. A torção gástrica  causa uma dor intensa é requer um atendimento veterinário urgente, pois pode levar o animal ao óbito. O indicado é jamais permitir que o cachorro realize atividades físicas logo após as refeições ou ao beber uma grande quantidade de água.

É importante sempre oferecer uma rotina equilibrada de exercícios físicos, atividades e brincadeiras que estimulem o pet mentalmente, disponibilizar sempre água limpa e fresca, uma alimentação de qualidade e visitas ao médico-veterinário para check-ups regulares. Além de manter as vacinas e vermífugos sempre em dia.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!