Griffon de Bruxelas
shutterstock
Griffon de Bruxelas

De origem belga, há registros de cães semelhantes em pinturas de famosos artistas do século 11, mas da forma como o conhecemos hoje, o Griffon de Bruxelas surgiu já no século 19, a partir do cruzamento de cães da raça Smousje com Pugs , King Charles Spaniel e Affenpinscher .

Pequeno e corajoso, o Griffon de Bruxelas costumava ser usado para proteger carruagens e caçar roedores, eles também eram colocados nos estábulos junto aos cavalos, pois conseguiam acalmar esses animais.

 A raça se tornou muito apreciada pela elite belga e em toda a Europa, especialmente depois que a rainha consorte Marie Henriette passou a criar vários filhotes da raça, ela também foi responsável por definir os padrões atuais da raça.

Assim como muitas outras raças europeias, o Griffon de Bruxelas teve tempos muito difíceis durante as grandes guerras mundiais e escapou da extinção graças a criadores britânicos que conseguiram preservar a raça.

O reconhecimento oficial para a raça em continente americano aconteceu em 1910, pelo American Kennel Club, e na Inglaterra em 1898, pelo English Stud Book. Existem divergências sobre Griffon de Bruxelas, Griffon Belga e Petit Brabançon serem a mesma raça, mas aponta-se que ambos tenham características físicas e comportamentais diferentes.

O Griffon de Bruxelas foi salvo da extinção por criadores britânicos após a Segunda Guerra Mundial
Boromir kennel/Flickr
O Griffon de Bruxelas foi salvo da extinção por criadores britânicos após a Segunda Guerra Mundial

Características físicas

  • Robusto, praticamente quadrado, elegante no movimento e com expressão quase humana
  • Cabeça grande em comparação ao restante do corpo, com crânio amplo e redondo e testa bem redonda
  • Face frontal muito curta, com nariz no mesmo nível dos olhos e narinas bem abertas
  • Olhos bem separados, grandes, redondos e castanho escuros
  • Orelhas pequenas, com espaço suficiente entre elas, carregadas parcialmente eretas e pendendo para frente
  • Pescoço médio, combinando harmoniosamente com os ombros
  • Peito largo e profundo; lombo curto e musculoso, ligeiramente arqueado
  • Cauda inserida alta e carregada no alto
  • Patas pequenas e redondas, com almofadas grossas e escuras
  • Pelagem vermelha ou arruivada, com o bigode e o queixo preto

Personalidade

Os pelos da face do Griffon de Bruxelas devem ser aparados para não machucarem os olhos
Sebastien Pores/Flickr
Os pelos da face do Griffon de Bruxelas devem ser aparados para não machucarem os olhos

Um cãozinho pequeno e destemido, o Griffon de Bruxelas é do tipo protetor e dominante, é importante que o tutor deixe claro desde o início quem é que manda na relação, sempre com muito carinho e atenção – eles são dóceis e muito sensíveis, e não costumam aceitar broncas.

Sua personalidade é equilibrada e bastante amável, sendo uma ótima companhia para toda a família, incluindo crianças e outros animais, mas é bom não o deixar perto de aves e roedores. Eles podem ter problemas com cachorros e pessoas estranhas, por isso é importante que seja bem socializado desde filhote.

Eles gostam de estar sempre na companhia de seus humanos favoritos e não se darão muito bem se deixados muito tempo sozinhos, podendo assumir um comportamento destrutivo, barulhento e até agressivo. O tutor de um cão dessa raça deve saber que precisará sempre reservar um tempo para se dedicar ao pet, com passeios e brincadeiras.

São cães muito inteligentes e, mesmo com uma personalidade forte e um pouco imprevisível – dos mais tímidos aos mais extrovertidos -, tendem a aprender comandos com facilidade. Também podem se adaptar a ambientes menores, como apartamento, desde que possam manter uma rotina de exercícios diariamente.

Cuidados básicos

A raça apresenta uma pelagem áspera, densa e razoavelmente longa, precisando ser escovada ao menos duas vezes por semana, para evitar emaranhados. Os pelos da face também necessitam de cuidados, especialmente nos pelos próximos aos olhos, que devem ser aparados com frequência, para que não corra o risco de entrar nos olhos do animal.

Os banhos não precisam ser tão frequentes, mas é importante mantê-lo sempre bem higienizado, especialmente devido ao odor natural da raça que pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas.

O recomendado é que se leve o pet periodicamente a um local especializado para cuidar e aparar os pelos, a frequência ideal de cuidados e banhos pode ser definida em acordo com um médico-veterinário.

Cuidados com a saúde

O Griffon de Bruxelas é um cão saudável, desde que seus tutores tomem alguns cuidados essenciais no cotidiano. Alguns cães da raça podem comer em excesso, enquanto outros parecem sentir rejeição à comida; como ambos os casos são prejudiciais à saúde, é importante monitorar a alimentação do pet e oferecer uma dieta adequada para suas necessidades.

Como todo cão de focinho curto, o Griffon pode superaquecer facilmente em dias quentes e não deve respirar ar frio em excesso. A maior preocupação é com o calor, então evite sair de casa nos dias mais quentes e forneça sempre água fresca e um espaço adequado com ventiladores e até ar-condicionado.

Os olhos proeminentes podem ser facilmente machucados ou irritados, principalmente em brincadeiras com outros animais, crianças ou ao ar livre. Alguns dos problemas comuns em outras raças também podem atingir o Griffon, como a luxação patelar, displasia coxofemoral e alergias .

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!