O Cockapoo é um cachorro muito carinhoso e ama estar perto dos tutores
flouffy/unsplash
O Cockapoo é um cachorro muito carinhoso e ama estar perto dos tutores

Surgida durante a década de 1950 nos Estados Unidos , o Cockapoo nasceu do cruzamento entre  Cocker Spaniel AmericanoPoodle Grande e, unindo características de ambas as raças, se tornou popular em pouco tempo, chegando também a outros países do mundo.

Por não ser uma raça reconhecida oficialmente pelas grandes organizações cinológicas internacionais, não existe um padrão definido, sendo aceita qualquer cachorro nascido do cruzamento entre as duas raças originais.

Mesmo sem esse reconhecimento como raça única, o Cockapoo e muitos admiradores em todo o mundo, incluindo o Brasil. Uma curiosidade é que a mistura entre o Poodle e o  Cocker Spaniel Inglês recebe o nome de Spoodle – embora, na prática, muitos a reconheçam como apenas um nome diferente para a mesma raça.

Algumas teorias apontam que o Cockapoo tenha surgido na intenção de criar um cão hipoalergênico, mas acredita-se que a criação tenha sido totalmente ao acaso mas, devido às características dos filhotes, os criadores decidiram dar continuidade.

Características

Muito afetuoso, o Cockapooé um cãozinho que não se dá bem com a solidão
Matt Hill/Pexels
Muito afetuoso, o Cockapooé um cãozinho que não se dá bem com a solidão

Um dos motivos pelos quais o Cockapoo não foi aceito como raça única é que eles podem se diferenciar muito entre si, com filhotes assumindo mais características dos Poodles, outros dos Cocker Spaniel e aqueles que são uma perfeita mistura entre os dois.

Um Cockapoo pode ter um pelagem densa e ondulada ou mais lisa, também com variação de cumprimento e cores, que podem ser brancos, pretos, caramelos, beges ou mesmo uma mescla de várias cores em um mesmo cão.

Um cão adulto pode chegar medir de 20 a 40 centímetros , pesando cerca de 14 Kg .

Personalidade do Cockapoo

São cães de temperamento tranquilo e personalidade fácil, são muito sociáveis e carinhosos, e gostam muito de estar ao lado de seus tutores, com os quais estabelece vínculos muito fortes.

Esse companheirismo do Cockapoo faz dele um cachorro muito popular como cão de terapia e assistência. A raça se dá muito bem com pessoas de todas as idades e com outros animais de estimação.

Eles podem ser um pouco agitados e precisam gastar energia com caminhadas e brincadeiras, além disso, podem aprender truques com certa facilidade.

Porém, esse lado afetivo também traz uma certa carência e eles não se dão bem com solidão, podendo desenvolver ansiedade de separação e depressão . Um Cockapoo definitivamente não é recomendado para tutores que não terão tempo para se dedicar ao pet.

Cuidados básicos

O Cockapoo não tem um padrão definido, podendo ter cores diferentes
Julissa Helmuth/Pexels
O Cockapoo não tem um padrão definido, podendo ter cores diferentes

É importante ter um cuidado diário com a escovação dos pelos para evitar a formação de embaraços, que podem resultar em nós difíceis que somente a tosa poderá resolver.

Os banhos podem ser dados de uma a duas vezes ao mês, ou em casos de necessidade. Com muito tempo sem banho, os pelos do Cockapoo podem eliminar odores desagradáveis para algumas pessoas, de acordo com alguns cuidadores da raça.

Cuidados com a saúde

Por ser uma raça híbrida, costuma ser um animal saudável e sem grandes problemas, porém, pode herdar alguns problemas tanto do Poodle, quanto dos Cocker Spaniel.

Entre as doenças que podem afetar a raça estão problemas sanguíneos, infecções de ouvido, como a otite, problemas nas articulações, como a luxação patelar, problemas oculares, como a atrofia progressiva da retina.

Não significa que todos os Cockapoo irão sofrer de qualquer uma dessas doenças congênitas, mas é importante manter um acompanhamento com um médico-veterinário para que qualquer problema seja identificado o mais cedo possível.

No mais, manter as vacinas e vermífugos em dia, uma boa rotina de exercícios e uma alimentação de qualidade ajudaram a manter o pet com uma boa qualidade de vida.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!