Raças de cães ideais para o clima tropical do Brasil

Existem centenas de raças de cães no mundo, é comum que as pessoas desejem adotar um filhote por admirarem a aparência do cão, mas é preciso ter em mente se o clima onde se vive é adequado para o animal, que pode sofrer muito com altas temperaturas.

Problemas de saúde

Temperamento, doenças e comodidade são características difíceis de controlar quando o animal está fora de seu ambiente natural. O Husky Siberiano, por exemplo, apesar de viver há bastante tempo em países tropicais, pode ter problemas nos meses mais quentes.

Um cão para o calor

Há raças que são ideais para o calor, pois sua composição fenotípica foi desenvolvida para suportar altas temperaturas, especialmente pets de pelagem curta. Se você vive em regiões normalmente quentes, considere adotar um animal adaptado ao seu ambiente.

Basenji

O Basenji não tem problemas em viver nas regiões tropicais, pois seu país de origem é o Congo, local naturalmente quente. A pelagem curta impede que retenha calor e suas orelhas grandes fazem sombras no rosto. Além disso, a raça não costuma latir. Isso pode ser um mecanismo de administração da energia.

Aleksandr Tarlokov/Pixabay

Basset Hound

O Basse suporta as altas temperaturas graças ao seu tamanho, orelhas longas e pelagem curta. Uma das características que auxiliam a raça é sua baixa atividade corporal. Dificilmente veremos esse cão correndo, por isso conseguem guardar boa parte da energia.

Casper Coomans/Unsplash

Pinscher

O Pinscher claramente vive bem melhor em locais quentes do que frios. Sua composição fenotípica permite que o corpo suporte as altas temperaturas. Além disso, devido à sua capacidade energética, conseguem se exercitar mesmo em dias de calor intenso.

Anna Shvets/Pexels

Beagle

De porte pequeno, pelagem fina, curta e dura, o Beagle tem um equilíbrio interno incrível frente às mudanças climáticas bruscas. Isso o torna perfeito para o Brasil, que sofre diversas alterações no tempo ao longo do ano. Apesar de baixinho, a raça é musculosa e seus antepassados se dedicavam à caça.

Artem Beliaikin/Pexels

Doberman

O Doberman tem o corpo desenvolvido para suportar altas temperaturas. A pelagem curta e o focinho grande e poderoso lhe permitem tolerar melhor o calor do que outras raças. Ele é também bastante enérgico e consegue se exercitar em dias quentes.

Samuel Rosalini/Pixabay

Dogue Alemão

Por mais que se adapte melhor aos países de clima temperado, a pelagem curta e o focinho comprido dão ao Dogue Alemão vantagens ao calor em comparação a outras raças. O sistema respiratório forte é uma das principais características dessa raça, pois permite combater a fadiga.

Martin Tajmr/Pixabay

Pastor Australiano

O corpo do Pastor Australiano é todo adaptado ao calor. Seu pelo se concentra na parte inferior, ocupando espaços no ventre e peito. Já lombo é descoberto, permitindo que a raça aguente facilmente altas temperaturas. O cão também tem muita energia e está preparado para trabalhar.

Nancy Sticke/Pixabay

Galgo

Por ser originário da Espanha, o Galgo é perfeito para viver em locais de altas temperaturas. Suportam sem problemas os meses mais quentes do Brasil devido à sua pelagem lisa e curta. A composição fenotípica dele permite que a raça se mantenha fresca no verão.

Alina Skazka/Pexels

Whippet

O Whippet tem o corpo desenvolvido pata habitar o Mediterrâneo, portanto não suportam viver em climas frios. A raça é feliz e se sente à vontade no verão dos países tropicais. A pelagem fina é uma das características que permitem o canino viver no calor.

sergio souza/Pexels

Vira-lata

Por serem uma mistura de várias raças de cães, os vira-latas costumam ser bem resistentes. Em geral vivem nas ruas e precisam aprender a se virar, portanto suportar o calor não é um problema. Na hora de escolher um pet, considere adotar um sem raça definida. Ele dificilmente terá problemas de saúde devido à resistência do organismo.

O Canal do Pet está no Telegram

É só se juntar a nós no link abaixo: