Se você é dono de um cachorro provavelmente já viu o seu animal de estimação ter esse comportamento mais de uma vez: ele começa a uivar para qualquer coisa, e você não consegue entender muito bem o motivo pelo qual ele está emitindo aquele tipo de som. O que está acontecendo aqui? Por quê os cachorros uivam ? Existem várias razões. Algumas que não são muito importantes, mas outras que devem ser mencionadas na matéria a seguir.

+7 fatos incríveis sobre o olfato canino

Você sabe dizer por quê os cachorros uivam?
Reprodução
Você sabe dizer por quê os cachorros uivam?


 Ancestralidade


Ás vezes parece que o seu cachorro é um lobo uivando? Isso ocorre provavelmente pois os cachorros são descendentes dos lobos, e a necessidade de uivar ainda está em seu código genético. Ás vezes eles nem sabem o motivo para estarem fazendo isso, só entendem que é isso que deveriam estar fazendo mesmo. Uivar é totalmente normal e natural, a nãr ser que se torne crônico ou invasivo demais, tornando-se assim um problema para a sua família e para as pessoas que convivem ao seu redor e precisam ficar escutando o barulho que o cachorro está fazendo sem parar.

+Homem tenta economizar na hora de tosar Shi-Tzu e se arrepende profundamente

Comunicação


Na natureza, os lobos uivam para dizer para um membro perdido de sua matilha aonde eles se encontram ou para espantar outros animais que estão entrando em seu território. Para cães domesticados, isso pode se traduzir com o uivo para sirenes ("Ei, eu estou aqui!"), uivar quando um cachorro estranho se aproxima ("Muito perto, amigo"), ou os dois.

Uivar como nos dois exemplos acima pode ser esperado e não é nada com o que se preocupar contanto que não venha acompanhado de agressão com outras pessoas e outros cães. A maior parte dos donos do cachorros até costumam a achar o uivo fofinho. De qualquer forma, existem situações nas quais uivar é um sintoma de algo mais profundo que precisa ser reparado.

+Dono retorna após seis meses no exército e seu pitbull esbanja felicidade

Doença e machucado         

A post shared by Alan (@sgrwrgngdwn) on


Uma das formas que muitos cachorros expressam o fato de que eles estão machucados ou doentes é por meio do uivo. Se você notar que o seu cachorros está emitindo sons estranhos ou "falando" mais do que o normal, o melhor é levá-lo para o veterinário para que ela seja avaliado.

+Você sabe quais são os diferentes trabalhos caninos?

Ansiedade de sepração


 Lembra como os lobos uivam para se encontrar quando estão na natureza? Bem, se o seu cachorro está sofrendo de ansiedade de separção, é possível que ele irá começar a uivar toda vez que você for deixar a sua casa - nada divertido para você, para o cachorro e para os seus vizinhos.

Como você sabe se o uivo está sendo causado pela ansiedade de sepração? Pois ele é normalmente acompanhado por algum outro sintoma, como destruir as coisas e ficar andando de um lado para o outro em casa impaciente.Uivos desse tipo irão necessitar de um esforço consistente e tempo para fazer com que o cachorro pare.

+Mulher mata próprio cachorro acidentalmente após brincadeira repetitiva

Normalmente não há com o que se preocupar se o seu cachorro estiver uivando de vez em quando, mas se isso estiver passando dos limites e se tornando incômodo talvez o indicado seja adestrar o seu cachorro para que ele passe a se comportar melhor, além de levá-lo para um veterinário para que o profissional posse checar se está tudo realmente bem com a saúde de seu amigo canino. 

Você já teve algum problema pelo fato de o seu cachorro estar uivando sem parar? Gostou de entender por que eles têm esse hábito? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!