Todo dono adora brincar com seu animal de estimação e vê-lo feliz, mas nunca imagina que horas de diversão podem acabar causando a morte do bichinho. A americana Jean Wash também não pensava que isso poderia acontecer. Durante uma viagem com a família ela decidiu brincar com seu cãozinho da raça Schnauzer  chamado Hanz no lago, ele foi buscar gravetos na água por cerca de vinte vezes. Algum tempo depois ele teve uma Hiponatremia e acabou morrendo. 

A fatalidade aconteceu porque Hanz engoliu muita água durante a brincadeira tão comum entre os donos de cachorros e seus bichinhos. Isso fez com que se desenvolvesse uma  Hiponatremia no organismo dele, condição que baixa o nível de sódio no sangue e provoca danos fatais ao cérebro do animal. 

Henz tinha apenas dois anos de idade e morreu de Hiponatremia
Reprodução
Henz tinha apenas dois anos de idade e morreu de Hiponatremia

Ainda assustado com o que havia acontecido e de coração partido, Jean decidiu contar sua história no Facebook e fazer um alerta para dos donos de cães tomarem mais cuidado. "Hainz amava buscar as coisas. Nós jogávamos gravetos e bolas para ele pegar o tempo inteiro. Quando percebi que isso havia causado a ponte dele pensei: 'porque ninguém me falou sobre isso antes?'", escreveu ela na publicação que 85 mil likes e compartilhamentos. 

+ Focinho de cachorro quente e seco indica doenças? Saiba tudo sobre

Jean também contou como tudo aconteceu. "Henz provavelmente buscou um graveto uma 20 vezes, estava obcecado pela água e corria feliz de um lado para o outro. Depois de vinte minutos alguma coisa estranha começou a acontecer, em uma hora ele estava morto. Nós não tínhamos ideia de que um cachorro poderia engolir tanta água brincando nela". 

Logo depois veio o alerta para outros donos de cãozinhos que adoram brincar: "Me sinto muito culpada por o ter colocado em risco sem mesmo saber que estava fazendo isso. Mesmo as pessoas que vão regularmente ao veterinário não sabem que isso pode acontecer. Até quando Henz começou a passar mal eu não fazia ideia de que seria pela água do lago. Ele morreu fazendo o que mais gostava e isso é um conforto. É triste, os cães adoram água, mas eu não deixaria mais um cachorro entrar na água. Saber o que aconteceu com Henz pode salvar a vida de outros cães". 

A dona de Hanz fez um alerta para outros donos de cães que gostam de brincar na água
shutterstock
A dona de Hanz fez um alerta para outros donos de cães que gostam de brincar na água



Conheça melhor a Hiponatremia

Hiponatremia é quando o cachorro está com baixa concentração de sódio no soro do sangue. O sódio é o átomo positivo carregado mais abundante no corpo do animal e sua escassez impede que aconteça o processo de osmose nas membranas celulares, um movimento de água dentro do organismo que ajuda a controlar a concentração de sais nas células e o volume celular, sendo muito importante para a vida. 

+ O hipotireoidismo em cães pode deixá-los obesos e sonolentos

Geralmente essa condição é causada por gordura ou açúcares excessivos no sangue, insuficiência cardíaca congestiva, problemas hepáticos e renais, distúrbio endócrino ou pelo baixo nível de potássio. Mas, como pode ser visto no caso do cãozinho Henz, excesso de água ingerida também pode ser uma causa. 

O Diagnóstico, se feito a tempo, envolve exames de sangue e de urina. Já o tratamento da Hiponatremia vai depender da gravidade da situação. Na maioria das vezes a aplicação de uma solução salina isotônica já é suficiente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!