Você provavelmente já se pegou pensando como é que todos os cães enxergam cores e o mundo ao seu redor, principalmente se for o dono de algum animal de estimação. Por exemplo, quando você joga uma bolinha de borracha vermelha em um pedaço de grama verde, o que será que o seu cachorro está realmente vendo? 

+Cachorro que ama patos de borracha ganha vários e tem reação incrível

Uma noção popular sugere que o mundo para os cachorros é todo pintado em tons de cinza, ou até mesmo que eles não enxergam cor nenhuma, mas na verdade, o que eles enxergam está longe se ser monocromático.

Diz que que os cães são "cegos para as cores" não está inteiramente incorreto, mas ainda assim é uma interpretação falha do que os cachorros conseguem ver. Os cães certamente enxergam cores, assim como os seus donos, e a forma como eles distinguem as coisas que se encontram ao seu redor é perfeita para eles.

Assim como os seres humanos daltônicos, o que é definido por uma dificuldade em distinguir entre vermelho e verde, sendo essa uma das formas mais comuns de deficiência na visão de cores entre os seres humanos, os cachorros não são capazes de diferenciar entre certos tons. 


É muito provável que esse seja o motivo pelo qual a lenda de que os cachorros não conseguem ver nenhuma cor começou a se propagar por todo o mundo, e a verdade é que, apesar dos cachorros possuirem uma visão de mundo muito diferente da visão que os seus donos humanos possuem, eles não são realmente "cegos para as cores" como muitos passaram vários anos acreditando.

Todos nós crescemos acreditando que os cachorros só enxergavam em preto e branco, mas na verdade tudo que eles não conseguem ver é a cor verde. Eles conseguem apreciar a cor azul e também a cor vermelha e como elas se juntam para fazer cores diferentes sem nenhum problema.

+Pessoa acha carrinho de bebê abandonado e se surpreende com o que tem dentro

Então o que eles enxergam quando estão na grama na qual eles adoram brincar e deitar? Os nossos animais de estimação estão perdendo alguma peça de informação sensorial muito importante sobre o seu ambiente?

Quando o assunto é informação visual, os cachorros estão longe de serem privados de alguma coisa em relação aos seres humanos. As cores que os cães são capazes de ver são um resultado direto de sua evolução e também de seu estilo de vida - então na verdade o fato do verde da grama ou das folhas das árvores na floresta não ser visível é na verdade de grande ajuda para eles.

Os seres humanos e outros primatas são tricromaticos, o que quer dizer que nós possuímos três tipos de células fotorreceptoras que percebem as cores, conhecidas como "cones", em nossa retina. Os nossos cachorros, por outro lado, são dicromaticos, o que quer dizer que os olhos dos nossos pets só possuem dois tipos de cones - mas por uma razão muito boa que faz tudo ter um sentido.

I am celebrating my #firstbirthday today! My humans got me a #ballpit to celebrate my voyage to #adulthood

A post shared by Bauhound (@bauhound_goods) on


+Noiva e madrinhas trocam o buquê por filhotes para adoção em casamento

A visão de um cachorro, que pode parecer para nós limitada, atua como um filtro natural - sim, parecido com o filtro do Instagram - fazendo com que alguns objetos tenham mais destaque e definição, enquanto ela apaga os detalhes que não tem tanta importância. Os brinquedos ou animais azuis e vermelhos, por exemplo, podem ser muito mais fáceis de serem notados pelos cães em comparação a um fundo de tonalidades meio cinzas do que eles seriam se fossem colocados em um fundo de um verde forte. Essa é uma das muitas razões pelas quais o seu cachorro não tem nenhum problema em te devolver sua bolinha de tênis que você jogou para o outro lado de um campo gramado - e consequentemente verde. 


Enquanto a visão dos seres humanos é mais ou menos duas vezes e meia melhor do que a dos nossos animais de estimação, os cachorros possuem alguns outros truques que dão conta de compensar pelos cones que eles não possuem, especialmente quando chega a noite, e com ela a escuridão, que tanto dificulta a vida dos seres humanos quando não temos luz.

 Os cães na natureza precisam caçar para poder se alimentar, além de ser necessário que eles se escondam e corram de predadores. Em nossas casas, eles não precisam mais se preocupar com esse tipo de coisa, mas eles precisam ser capazes de ver a bolinha vermelha de borracha enquanto ela sai quicando pelo chão ou por algum gramado.

+Cão rouba empanada discretamente em programa ao vivo no Chile

A visão dicromática dos cães, que os possibilita de enxergar apenas os vermelhos e os azuis, os ajuda na hora de identificar predadores e presas, além de aumentar o contraste entre animais coloridos ou bolinhas e o fundo verde da grama e das árvores que muda com o campo visual que os cachorros possuem.


Os cães possuem uma visão noturna muito melhor do que a que os seres humanos possuem, e eles são excelentes em ver qualquer movimentação. Eles não precisam da mesma acuidade visual de ler ou dirigir um carro que os seres humanos precisam, então os cachorros possuem receptores diferentes em seus olhos que os tornam capazes de perceber até os mais súbitos movimentos que estão acontecendo ao redor deles.

Pode ser que alguns donos de animais de estimação fiquem chateados de pensar que os seus cães estão perdendo a chance de ver todas as cores do aro-íris, mas conseguir enxergar através de um filtro do Instagram um tanto borrado possui algumas sérias vantagens tanto para o animal de estimação quanto para o seu dono.

O que ocorre é que os outros sentidos dos cães tomam conta de seus corpos

Sweet cherry 🍒 #sunnyfoxfamily #boopmynose #doglove #dogs #dognose #instadog

A post shared by Sunny The Fox (@sunnyfoxfamily) on


E o que eles não possuem de visão e detalhe é muito mais do que amparado com os seus outros sentidos.Pense em todos os narizes de cachorro que já salvaram muitas pessoas somente por cheirá-las.

+Cão se candidata a prefeito da cidade de St. John no Canadá


Os cachorros têm uma forma diferente da humana de experenciar e experimentar o mundo ao seu redor durante as suas vidas, o que não indica que eles estejam de alguma forma defasados perto dos seres humanos ou de qualquer outro animal. A evolução e a adaptação de cada espécie é diferente, e faz com que ela sobreviva da melhor forma o possível dentro de seu habitat natural.             

O importante é entender que em momento algum eles estão sofrendo ou perdendo alguma coisa por sua visão ser diferente da visão humana com a qual todos nós estamos acostumados. Na verdade, os nossos cães também não fazem a menor ideia de como seria enxergar o mundo a partir dos nossos olhos, não é mesmo? 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!