Assim como com os seres humanos, os animais precisam de toda uma preparação durante a gravidez para receber os futuros filhinhos da forma mais saudável possível. Em especial os bichinhos de estimação domesticados demandam mais atenção e dependem ainda mais de suas famílias. Durante a gestação de gato é necessário saber quanto tempo dura, como agir durante o processo e o que vai acontecer depois do nascimento.
+15 dicas essenciais de cuidados com gato

As mudanças no cotidiano e no corpo da gata grávida implica em uma série de adaptações, que podem ser tranquilas ou não dependendo de cada animal. Para que a gestação de gato seja mais amena e saudável o papel do veterinário é fundamental e deve acompanhar de perto toda essa novidade. Para saber tudo sobre o assunto, confira algumas dicas.
Mas antes, é preciso deixar claro algumas regras com relação ao cruzamento entre o macho e a fêmea. Além de saber se a gata está em condições de saúde para engravidar, a escolha do macho influencia muito. Tenha certeza de que ele está com todas as vacinações e se o porte é compatível - para que os filhotes não cresçam muito dentro da barriga e gerem complicações. No caso de a gravidez aparecer de forma inesperada o acompanhemento no médico é ainda mais importante.
Como saber se a gata está grávida
Nem sempre é fácil identificar a gravidez da gata, mas alguns sinais e mudanças podem ajudar. Normalmente o comportamento e a personalidade do pet passam por transformações. Se desde o último cio, já há algumas semanas, ela tem ficado mais reservada e arredia, leve em conta.
O corpo também sente esse processo. Os mamilos parecem mais inchados devido ao leite, além de rosados. A barriga fica maior do que o normal e aos poucos o bichano vai ficando mais letárgico, quietinho e com menos disposição para brincadeiras.
+Dicas para a caixa de areia do gato

Gestação de gato fica evidente pelos mamilos e barriga inchada
Diagnóstico e tempo de gestação
Bem menos do que no caso dos humanos e até dos cães, a gestação de gato costuma durar entre 60 e 65 dias no máximo. O animal deve ser levado no veterinário logo no início para receber orientações.
A ultrassonografia é o melhor recurso para acompanhar de perto o crescimento dos filhotes . Mas só pode ser feita depois de 25 dias de gravidez. É útil para avaliar há quanto tempo ela está prenhe e a saúde dos fetos. O número de gatinhos dentro da barriga é apontado por meio da radiografia do abdômem, permitida após 45 dias - útil para saber quantos filhotes ainda faltam nascer em caso de parto normal.
Cuidados durante a gravidez
Mais do que um ambiente tranquilo, a gata precisa se sentir acolhida e amada pela família de humanos. Durante esses dois meses o dono deve ser o porto seguro dela e aprender a lidar com um comportamento mais irritadiço e reservado. Isso não quer dizer que goste menos do tutor, apenas passa por muitas alterações hormonais.
A alimentação e o tratamento dado pela família são determinantes para a saúde da gata. Ela deve ingerir o máximo de nutrientes e vitaminas e comer pouco está longe de ser bom. Afinal, ela come por vários outros seres vivos e necessita de bastante energia, além de garantir uma boa formação aos fillhotes. O melhor é pedir dicas ao veterinário sobre os alimentos mais indicados, mas normalmente recomenda-se dar ração de filhotes para a futura mamãe durante esse tempo.
+10 alimentos proibidos para os gatos
O parto
Não precisa se desesperar na hora do nascimento. A maior parte do trabalho fica para a própria natureza do reino animal, mas é necessário apoiar e tomar alguns cuidados na hora do parto .
No entanto, como perceber que os filhotes estão querendo conhecer o mundo aqui fora? O próprio corpo do pet vai sinalizar. Normalmente o útero desce e fica na parte de baixo da barriga. Além disso, aparece um líquido amarelo ou esverdeado, liberado pela vagina, que, somado às contrações abdominais, formam um quadro propício para nascer.

O pós-parto também exige alguns cuidados
Deve estar sempre bem alimentada e beber bastante água, principalmente horas antes do nascimento, pois durante o parto é comum a gata perder o apetite e ficar ainda mais letárgica. Se estiver há muito tempo sem comer o tutor deve tentar dar um pouquinho de ração, pelo menos para ela não ficar fraca e sem nutrientes. Afinal, vai precisar de força para retirar seus filhotes.
Uma caixa de maternidade onde a gatinha se sinta confortável e possa ficar com seus filhotes é uma boa ideia. É importante o pet ter o próprio espaço e sentir-se em um lugar seguro e limpo. O tamanho deve ser compatível com o do animal e suficiente para agrupar todos os bebês, além de ser alta com relação ao chão. Coloque também uma cobertinha para se sentir protegida e à vontade.
Como vaza bastante sangue do corpo da gata grávida (e dos filhotes, claro) deixe algumas toalhas preparadas para o procedimento. O parto demora algumas horas e é possível haver complicações. Por isso, avise uma clínica veterinária 24h ou tenha um contato de veterinário fácil para qualquer emergência.
+10 dicas para deixar o seu gato feliz
O comum é o processo de parto no total durar no máximo duas horas, contando desde o início das contrações até a saída dos filhotes. Se passar desse tempo e não ocorrer o nascimento o melhor é optar pela cesariana e correr para o veterinário, a fim de evitar o risco de vida da mãe e dos bebês. Na verdade, assim que o tutor perceber que a gata está exausta e não tem mais força para o procedimento (mesmo que em menos de duas horas) pode recorrer à clínica.
Nem todas as gatas já têm idade e maturidade suficiente para se virar sozinha com o parto. Por isso, a presença de uma pessoa para ajudá-la torna-se mais importante. Nesse caso é necessário retirar a placenta (que agrupa os filhotes), o cordão umbilical e a ligadura. Porém, o melhor é realmente o veterinário fazer isso para evitar mais complicações.
Pós-parto
Depois de nascidos os filhotinhos, é ideal a gata ter o próprio espaço para ficar com eles. Aos poucos ela vai limpando e oferecendo leite a eles. O papel do tutor envolve a garantia de alimento, carinho e conforto aos bebês para terem um bom desenvolvimento. Lembre-se também de garantir todas as vacinas a eles para prevenir uma série de doenças.
Além disso, mesmo que a gestação de gato não tenha sido planejada, nunca maltreate os gatinhos. Se não puder ficar com eles, procure alguém que os queira ou doe para uma ONG.
+Opções de brinquedos para gatos que podem ser feitos em casa