Os gato são conhecidos como animais mais reclusos que demonstram menos emoções do que os cachorros, mas é possível sim fazê-los felizes

Muitos acham que os gatos são animais de estimação que não gostam de nada, e que por isso, são difíceis de lidar. Mas, na realidade, agradá-los pode ser algo muito mais simples do que se imagina, um brinquedo feito em casa , por exemplo, já faz a alegria deles. Além disso, as vantagens de ter um gato feliz em casa são variadas. 

via GIPHY

Como fazer o seu  gato feliz ? Confira as dicas. 

Deixe a casa limpinha

Os gatos podem ser mais neuróticos do que humanos quando o assunto é limpeza. Se você tem mais de dois gatos, já deve ter reparado que um não faz as necessidades na caixinha de areia do outro, nunca. Além disso, se a caixinha estiver suja, esqueça: ele não fará suas necessidades ali, prendendo-as ou realizando-as em outros lugares. Tudo isso porque ele não se sente à vontade em locais sujos. 

Alimente-os bem

Ao invés de apostar somente na ração seca, que tal agradá-lo com sachês de comidas úmidas? Os felinos gostam tanto delas como nós gostamos de pizza ou chocolate. Mas é importante não exagerar, os sachês em excesso podem deixar o animal obeso. 

Caixas de papelão podem deixar um gato muito feliz
Reprodução Pinterest
Caixas de papelão podem deixar um gato muito feliz

Caixas de papelão

Da mesma forma que cachorros gostam de garrafas pet, gatos gostam de caixas de papelão, elas são as melhores amigas dos felinos. Eles gostam de utilizá-las para dormir, para se esconder e para te observar (principalmente em meio àquelas brincadeiras em que você é a presa). Além disso, eles também usam as caixas de papelão para arranhar, o que evita que ele estrague o pé de um móvel, por exemplo. 

Que tal apostar em brinquedos?

Quando falamos dos felinos, devemos nos lembrar de que os brinquedos são verdadeiros "objetos para a caçada". O melhor de tudo é que grande parte deles você mesmo pode fazer: fitinhas coloridas, bolas de papel, petecas ou até mesmo pequenos ratinhos de plástico farão a diversão eterna dos bichanos. 

Comida e água em lugares diferentes

Os gatos não têm o hábito de comer e beber ao mesmo tempo. Por isso, se o potinho de comida não estiver próximo à água, seu instinto o obrigará a procurá-la – o que fará com que ele crie o hábito (difícil nos felinos) de beber água. Além disso, nunca deixe esses recipientes perto da caixa higiênica. 

Carinho? É claro

Os gatos são tão carentes como os cachorros – mas expressam de modo mais subjetivo. Sabe quando ele ronrona alto no seu colo? Esse é o maior sinal de amor que ele pode lhe dar. Por isso, para ver o seu gato feliz, faça carinho nele.

via GIPHY

 Dê a ele a opção de estar em grandes altitudes

Os felinos gostam de estar ‘acima do mundo’. Por isso, deixe-o brincar em cima das prateleiras, armários e guarda-roupas.

Deixe-o próximo de janelas

Pense que a janela para um gato é como uma televisão para um humano. Observar a movimentação fora de sua residência é uma das formas de mantê-lo tranquilo e confortável.

Dê a privacidade que ele deseja

Sabemos que os gatos são animais mais independentes do que os cachorros. Por isso, um gato feliz é um gato que aproveita bem os seus momentos de privacidade. Se ele estiver dentro de algum lugar escondido, atrás da cama, embaixo do sofá respeite esse momento.

Fique próximo a ele

Um gato feliz também é um gato próximo de seu dono. Por isso, passe a maior parte que puder do dia perto dele – mesmo que seja só no mesmo cômodo. Saber que o dono está por perto é o que os bichanos precisam. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.