Os gatos são animais muito exigentes no quesito limpeza, a caixa de areia deles precisa respeitar algumas regras para serem utilizadas

O item mais importante e indispensável para um gato é a caixa de areia. Tanto a limpeza da casa quanto o conforto do animal dependem dela.  Mas muitos donos de primeira viagem costumam ter dúvidas como quantas são necessárias, qual tipo de areia utilizar ou em qual local da casa colocá-la. 

A caixa de areia é o item mais importante para o gato
Reprodução Pinterest
A caixa de areia é o item mais importante para o gato

Antes de tudo é importante saber que os gatos são animais extremamente preocupados com a limpeza e eles não utilizarão a caixa de areia  se ela estiver suja. Outros pontos devem ser respeitados para que o animal se sinta a vontade para fazer as necessidades nela. 

Características da caixa de areia 

Existem diferentes tipos de caixas no mercado, compre uma com as laterais altas para evitar que, ao cavar, o gato espalhe a areia e suje todo o redor.  O tamanho deve ser compatível com o do bichano. 

O tipo de areia é outra dúvida, há diferentes opções como a areia granulada (mais barata, mas que elimina pouco o odor), a areia de pedrinhas (recomendada para ambientes externos), a areia madeirinha (possui boa duração e absorção, além de eliminar bem os odores) e a areia sílica (considerada a melhor por durar quase um mês, mascarar bem o cheiro e facilitar a retirada dos dejetos). Mas a areia não deve agradar apenas ao dono, por isso é importante fazer testes para saber com qual o bichano se sente mais a vontade. 

Existem diferentes tipos de areia para as caixas
Reprodução Pinterest
Existem diferentes tipos de areia para as caixas

Preparação da caixa de areia 

A quantidade de areia precisa ser suficiente para que o gato consiga fazer buracos, eles fazem as necessidades dentro deles. Normalmente três dedos de areia bastam para gatos adultos, mas isso irá variar de acordo com o tamanho do animal. 

É importante colocar a caixa de areia em um lugar calmo e de fácil acesso e longe dos recipientes de água e comida, a proximidade pode impedir que o bichano coma e faça as necessidades. Além disso, um local plano é essencial, o gatinho precisa se sentir seguro e uma caixa balançando não é legal.  

Manutenção e limpeza

Itens importantes para a limpeza são as pás higiênicas. A vazada serve para retirar as fezes e a normal para eliminar os torrões de urina. Os dejetos devem ser removidos todas as vezes que o gato fizer as necessidades. Use primeiro a pá vazada para as fezes. Depois vire a caixa de diferentes maneiras para descobrir onde está a urina. Quando não houver mais dejetos, complete com mais areia. 

Esse procedimento deve ser feito todos os dias. A cada 7 dias é preciso trocar toda a areia. E de duas em duas semanas, ou 15 dias, a caixa deve ser totalmente lavada. 

Quantas caixas devem ter em casa?

Como a limpeza deve ser constante e, ás vezes, o tempo é escasso, o recomendado é ter sempre uma caixa a mais, ou seja, duas para um gatinho, três para dois, quatro para três e assim por diante. Isso garante que o animal fará as necessidades mesmo que não consiga fazer a limpeza diariamente. O trabalho será feito dia sim, dia não. 




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.