A tosa é um momento importante e necessário na vida de qualquer cãozinho. Para os humanos é rotineiro escovar os dentes, tomar banho e praticar inúmeros rituais, mas com os pets temos a impressão de que certos cuidados podem ficar para depois, quando na verdade, eles têm a mesma carência de higiene - e frequência dessas precauções - que nós. Por isso escolher a melhor opção entre os diferentes tipos de tosa é muito importante.
+ Entenda porque seu cãozinho faz cara de culpado quando leva bronca
Além de evitar acidentes ocasionados pelo crescimento dos pelos, a tosa previne inúmeras doenças que surgem com a falta de higiene. Para que ela seja eficaz, é importante levar o cãozinho em locais especializados, uma vez que existem diferentes tipos de tosa e você pode machucá-lo tentando fazer em casa. Veja qual opção mais atende às necessidades do seu melhor amigo:
Tosa Higiênica
Esta opção foca na tosa em partes do corpo que possuem um maior acumulo de sujeira ou maior crescimento de pelos, evitando que eles fiquem emaranhados. Geralmente, neste tipo são cortadas as unhas do animal e a maior preocupação é aparar os pelos nas áreas íntimas - já que nela há maior risco de grudar sujeira.
Tosa Bebê
É indicada para cãezinhos que possuem a pelagem mais longa, ou mesmo pelos mais finos, como lhasa apso , Maltês e Yorkshire . É chamada assim porque imita a pelagem do cachorrinho quando filhote. O pelo fica, em média, com dois dedos de comprimento evitando que eles embaracem e proporcionando maior mobilidade ao pet. O tutor também ganha, já que a escovação fica mais fácil e rápida.
+ Fotógrafo captura imagens de animais e humanos da maneira mais realista
Tosa na Máquina
Não é a mesma maquininha utilizada nos humanos, mas ainda assim possui finalidade similar. Ela deixa a tosa com um aspecto mais uniforme e é passada na mesma direção de crescimento do pelo, evitando que modifique sua estrutura. Ela é muito prática, afinal, pode possuir o comprimento que você quiser só trocando a lâmina. Às vezes ela é finalizada com alguns cortes à tesoura.
Tosa na Tesoura
Essa é a melhor opção para os cachorros que ficam trêmulos com o barulho das maquininhas. Também para os cães com pelagem média ou longa, ou os alérgicos às lâminas da máquina. Evidentemente a tosa na tesoura demora um pouco mais para ser concluída, no entanto, tem a mesma eficiência da maquininha e há quem diga que esta opção deixa um aspecto mais leve e natural.
Todos os tipos de tosa devem retirar o excesso de pelo na área das almofadinhas da sola das patas dos cães (chamada ou almofadas plantares). Isso para evitar que o cãozinho escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região, dificulta a movimentação e causa acidentes.
+ Já ouviu falar de Judô para cachorros? Conheça um pouco dessa novidade
A higiene é uma grande aliada da prevenção de doenças, por este motivo, é importante consultar um veterinário para que ele oriente a escolha entre os diferentes tipos de tosa e aconselhe de quanto em quanto é preciso fazê-la.