Quer entender o motivo dos pets fazerem cara de culpado? Imagine a cena: você chega em casa, uma mão segura uma bolsa pesada, na outra estão posicionadas diversas sacolas de compras. O celular está tocando e você não consegue encontrar a bendita chave para abrir a porta. Aula de malabarismo. Até que, finalmente e com muito esforço, consegue, mas onde está seu cão que não veio te lambuzar de baba?

+ Tumor de baço em cães é uma doença silenciosa e muito perigosa

Sua percepção, então, fica mais aguçada. Ao longe, enxerga que alguns pedaços de papel higienico estão espalhados pelo corredor, pelo sofá, pelo tapete e no piso da cozinha. Mentalmente reza para que não estejam sujos, para que desta vez ele tenha pego o rolo limpo. Centraliza toda a sua força na corda vocal e chama o nome do pet. Ele vem até você com o semblante mais culpado - e lavado. 

Sem nem ao menos perceber, você assumiu uma expressão brava, e um tom de voz ameaçador e é daí que surge a reação culpada dos cães.

Entenda os motivos por trás da cara de culpado do seu cãozinho
reprodução shutterstock
Entenda os motivos por trás da cara de culpado do seu cãozinho















Chegamos ao ponto chave! Toda a encenação do cãozinho: orelhas baixas, corpinho curvado, rabo entre as pernas e olhinhos brilhantes tristonhos, não estão ali por um ápice de remorso, mas sim por saber que essa postura vai, aos poucos, acalmar sua conduta nervosa e até minimizar as broncas e o tom de voz alto. Ele se sente ameaçado com base na sua reação e por isso age dessa maneira.

Entenda os motivos por trás da cara de culpado do seu cãozinho
reprodução shutterstock
Entenda os motivos por trás da cara de culpado do seu cãozinho















Dois estudos, um liderado por Alexandra Horowitz, cientista que estuda a cognição do cão e autora de vários livros, e outro por Julie Hecht, pesquisadora de comportamento animal e escritora de ciência, descobriram que quando um cachorrinho é colocado, ou provoca uma situação em que o tutor está bravo e irritado, ele pode apresentar uma postura de culpado, independente se fez o que não devia ou não.

Para comprovar isso os dois estudos pediram aos tutores que ordenassem que o cão não comesse os petiscos que ali estavam. Após a ordem, os donos saiam da sala. Independente do verdadeiro desfecho (se comeram ou não), para alguns foi informado que seu cãozinho havia cumprido seu comando e para outros tutores que ele havia comido os petiscos.

+ Fotógrafo captura imagens de animais e humanos da maneira mais realista

Percebeu-se, então, que os cães mostravam-se culpados se os donos assumiam uma postura nervosa, tom de voz alto ou braveza, mesmo os que não haviam comido os petiscos. Concluiu-se que a carinha de culpado não estava atrelada à arrependimento, muito menos à ciência de que haviam feito algo errado, mas se dava, exclusivamente, pelo fato de serem reepreendidos por seu dono.


undefined
reprodução shutterstock

Entenda os motivos por trás da cara de culpado do seu cãozinho


Por serem tão próximos a nós, criamos a falsa ilusão de que essa postura de culpa -tão parecida com a nossa vergonha de quando estamos arrependidos- demonstra, de alguma maneira, ciência dos atos ou redenção. Os cachorrinhos não conseguem racionalizar um evento assim como nós e saber disso é importante para o convívio com o animal.

+ Os animais protagonistas que marcaram a história do cinema

Portanto, não compare a postura de culpado com a efetividade de um ensinamento. Não é porque ele fez um olhar de culpa, que entendeu que aquilo é errado. A melhor maneira de ensiná-lo é recompensando as atividades corretas com petisquinhos, por exemplo, e sendo firme quando ele fizer algo fora do combinado. A melhor maneira de adestrá-lo é conhecê-lo!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!