Leo Duarte comenta que durante o frio os cães ficam mais suscetíveis a doenças como a tosse dos canis
Arquivo pessoal
Leo Duarte comenta que durante o frio os cães ficam mais suscetíveis a doenças como a tosse dos canis

Assim como nós, os cachorros também podem ficar “gripados”, e eles ficam mais suscetíveis aos vírus e bactérias causadores da doença nas épocas de frio, como a que começamos a enfrentar agora com a aproximação do inverno.

A tosse dos canis, como é conhecida a traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença altamente contagiosa entre os cães, e sua transmissão acontece de forma muito semelhante à da gripe humana – por meio do vírus da parainfluenza canina, da bactéria Bordetella bronchiseptica, entre outros associados.

Sabe aquela sensação de gripe chata que causa aquela tosse seca que não te deixa dormir durante a noite? Acontece algo muito parecido com os cachorros. A traqueobronquite infecciosa canina atinge o trato respiratório e o seu principal sintoma é uma tosse alta e seca.

A doença pode afetar cães a partir de duas semanas de vida, mas, geralmente, são os animais idosos que mais são afetados.

Fique atento aos sintomas

Como uma doença de caráter sazonal, a gripe tem sua maior incidência no inverno e, muitas vezes, ao verem seus cães tossindo, os tutores se confundem acreditando que os pets estão se engasgando ou tendo algum problema parecido.

Contudo, não é tão difícil reconhecer quando o seu pet está com a traqueobronquite infecciosa canina, pois os sinais são muito parecidos com a nossa gripe, sendo comum até mesmo o aparecimento de secreção no nariz, tosse frequente e até mesmo desenvolver sintomas de febre, aquele chiado chato ao respirar, falta de apetite e vômitos.

A semelhança com a nossa gripe também se estende à forma de contaminação, sendo a mais comum pelo contato entre um animal saudável com outo contaminado.

Essa contaminação se torna ainda mais forte em ambientes com aglomerações, como parques e creches para cachorros . Então, caso note algum sinal parecido com gripe no seu companheiro, evite que ele saia de casa.

E, caso tenha mais de um cachorro, tente deixá-los em ambientes separados por alguns dias. Pode ser um pouco triste, mas lembre-se que é para o bem deles.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Normalmente, o diagnóstico é feito com base em uma avaliação completa feita por um médico-veterinário , considerando todos os sintomas apresentados e o histórico do animal.

Por isso, e importante que o tutor tenha atenção ao animal para que consiga entendê-lo e assim saiba repassar detalhadamente os sintomas apresentados ao profissional.

Para uma maior precisão, o veterinário pode solicitar um exame de  PCR – semelhante aos que são usados para identificar a infecção da Covid-19.

Qual é o tratamento para a tosse dos canis?

Uma vez realizado o diagnóstico, o médico-veterinário vai indicar o tratamento mais adequado ao quadro do paciente.

Para sinais mais leves, os sintomas podem ser tratados com xaropes antitussígenos e broncodilatadores, e o uso se seguirá até que a infecção se cure.

Já para os quadros mais graves, poderá ser administrado o uso de antibióticos  para combater a doença e evitar infecções secundárias . Quando há secreção de mucoide ou mucopurulenta, o uso de medicamentos mucolíticos também é indicado.

Importante também ressaltar a importância de manter a vacinação do animal sempre atualizada, para fortalecer o sistema imunológico dos animais de estimação – novamente, assim como fazemos com a da gripe humana.

Conta para mim, o que você gostaria de ver aqui na minha coluna? Eu posso te dar dicas de cuidados, contar alguns casos com meus cachorros ou outro assunto que você queira sugerir. É só entrar em contato comigo pelo meu e-mail . Espero por você. Abraços!

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!