Docinho é uma filhote de golden retriever que viralizou nas redes sociais devido à sua fofura, mas também ao formato diferente de sua cabeça, devido a uma condição médica desde o nascimento: a hidrocefalia, uma doença neurológica que causa o acúmulo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais.
Os tutores da pet, Tamy Oliveira e Willian Silva, criaram um perfil nas redes sociais para compartilhar a rotina da cadela, que está com oito meses. As publicações têm o objetivo de mostrar que os pets deficientes podem viver uma vida plena como quaisquer outros.
“Muitas pessoas têm animais com hidrocefalia e não sabem o que fazer ou como agir. Depois que criamos o perfil, recebemos vários feedbacks de pessoas que sofrem da condição e de tutores que têm pets que também têm hidrocefalia”, afirmou Tamy ao Metrópoles.
No início do tratamento, Docinho tomava quatro remédios para reduzir a pressão e o volume de líquido dentro do cérebro. Com os resultados positivos, a cadela agora só necessita de dois dos medicamentos para se manter estável.
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.