Buzz, um cão da raça Pastor Belga Malinois foi encontrado perdido nas ruas de West Yorkshire, na Inglaterra, em agosto de 2021. Ao chegar em um abrigo local, descobriram que Buzz tinha um microchip com todas as informações de contato de seu antigo dono.
Porém, o responsável por Buzz evitou todas as tentativas de contato feitas por voluntários, mostrando seu total desinteresse em recuperar o cachorro. Então, Buzz se tornou mais um cão de abrigo – mas ficou nessa condição por pouco tempo.
Quando os voluntários começaram a perceber que Buzz tinha comportamentos bem específicos, pensaram que ele poderia ter um futuro como um cão policial, afinal, ele já tinha o porte ideal e é de uma das raças mais comuns nesse tipo de trabalho. Ao entrarem em contato com a polícia de South Yorkshire, um dos treinadores de cães do local, Lee Schofield, foi conhecer Buzz pessoalmente. Buzz foi adotado no mesmo dia.
“Além de ter um físico impressionante, Buzz mostrou que tinha altos os níveis de motivação que procuramos em um cão polícia e, o mais importante, é muito sociável”, disse Lee em um comunicado .
Ele continuou: “Desde o momento em que chegou à escola de treino, estava à procura de formar um laço com a nossa equipa, por isso resolvemos juntá-lo ao seu treinador e Buzz se relacionou de imediato com o seu novo ‘pai’”.
O responsável por treinar Buzz foi o policial Ashley Green que, além de seu treinador, também se tornou seu tutor. Buzz completou o treino no dia 4 de fevereiro de 2022 e já no seu primeiro ano de trabalho ele se destacou, sendo essencial em 26 prisões, 71 perseguições e 38 buscas por pessoas desaparecidas.
“Buzz é um cão de trabalho, mas também vive em casa comigo. Ele teve um começo de vida difícil, mas agora receberá o mais alto nível de cuidado, respeito e amor”, frisou Ashley quando o adotou. “Ele se adaptou muito bem à vida doméstica e profissional, estou ansioso pelos desafios que enfrentaremos juntos”, acrescentou.
Buzz ganhou o prêmio de Animal do Ano da Polícia de South Yorkshire. Em outubro do ano passado, Buzz e Ashley foram convocados para encontrarem uma mulher desaparecida, o cão farejou até uma casa próxima e lá descobriram que a vítima estava sendo ameaçada por um homem. Graças a Buzz, ela foi salva e o homem preso.
“No ano passado, Buzz se fortaleceu e mostrou que nasceu para ser um cão policial”, disse o tutor e treinador. “O nosso relacionamento é forte e confio nele para me proteger. O seu começo de vida difícil não afetou a sua lealdade e poder de proteger, nós nos respeitamos e encaramos tudo como um time.”
“O nosso primeiro ano foi incrível, acredito que tenho o melhor emprego do mundo e passo todos os dias com o meu melhor amigo. Estou ansioso pelo próximo capítulo da nossa carreira”, completou.