Farejadores
Na maioria das cidades do mundo, eles rastreiam fugitivos, farejam materiais ilegais e ajudam a encontrar vítimas de acidentes e desastres.
Estamos habituados a ver os cães policiais em obras de ficção, realizando feitos heroicos e salvando o dia, mas estes atos também são comuns na vida real.
Na maioria das cidades do mundo, eles rastreiam fugitivos, farejam materiais ilegais e ajudam a encontrar vítimas de acidentes e desastres.
Todos os cães podem ser treinados, mas algumas raças são mais aptas ao trabalho. Eles começam a ser treinados ainda filhotes, com cerca de dois meses de idade.
Eles são adestrados para socialização e obediência de comandos básicos antes de receberem um treinamento mais específico.
Isso acontece para que ele seja obediente aos comandos do policial quando eles se encontrarem junto a muitas pessoas, evitando que o cachorro se estresse em locais estranhos.
Quando o cão atinge cerca de um ano de idade, o treinamento específico tem início, pois o faro do animal precisa ser exposto a odores pesados, que são escondidos em diversos lugares para o treino.
Após um longo processo de treino do faro, é possível que o cachorro capte o cheiro do material ilícito até se ele estiver misturado a outros cheiros, cujo propósito é disfarçar o cheiro do material, como drogas.
O cão policial começa, após concluir todo esse treinamento, a frequentar os ambientes policiais, para se acostumar com o local.
Desde que começa a trabalhar, o cachorro tem períodos de descanso e trabalho de 50 minutos intercalados, para que seu faro não fique afetado. Hoje um cão policial consegue trabalhar até os 10 anos de idade sem nenhum problema.
O trabalho de farejador não é o único que um cão policial pode exercer, sendo que o treinamento completo, conhecido pelo nome de "schutzhound" também os treina para os comandos de ataque e imobilização, o que é de grande auxílio em uma ação policial.
Além de fofos e companheiros fiéis, os cães também são ótimos aliados do ser humano quando o assunto é combater o crime e salvar vidas!