Heróis caninos

Estamos habituados a ver os cães policiais em obras de ficção, realizando feitos heroicos e salvando o dia, mas estes atos também são comuns na vida real.

Farejadores

Na maioria das cidades do mundo, eles rastreiam fugitivos, farejam materiais ilegais e ajudam a encontrar vítimas de acidentes e desastres.

reprodução shutterstock

Desde cedo

Todos os cães podem ser treinados, mas algumas raças são mais aptas ao trabalho. Eles começam a ser treinados ainda filhotes, com cerca de dois meses de idade.

Reprodução

Socialização

Eles são adestrados para socialização e obediência de comandos básicos antes de receberem um treinamento mais específico.

Marcos Bezerra/Futura Press

Sem estresse

Isso acontece para que ele seja obediente aos comandos do policial quando eles se encontrarem junto a muitas pessoas, evitando que o cachorro se estresse em locais estranhos.

Reprodução Pinterest

Treinamento

Quando o cão atinge cerca de um ano de idade, o treinamento específico tem início, pois o faro do animal precisa ser exposto a odores pesados, que são escondidos em diversos lugares para o treino.

reprodução shutterstock

Rastreador

Após um longo processo de treino do faro, é possível que o cachorro capte o cheiro do material ilícito até se ele estiver misturado a outros cheiros, cujo propósito é disfarçar o cheiro do material, como drogas.

Foto%3A Finavia

Iniciando os trabalhos

O cão policial começa, após concluir todo esse treinamento, a frequentar os ambientes policiais, para se acostumar com o local.

Reuters

10 anos para a aposentadoria

Desde que começa a trabalhar, o cachorro tem períodos de descanso e trabalho de 50 minutos intercalados, para que seu faro não fique afetado. Hoje um cão policial consegue trabalhar até os 10 anos de idade sem nenhum problema.

Reprodução Instagram

Mais que um nariz eficiente

O trabalho de farejador não é o único que um cão policial pode exercer, sendo que o treinamento completo, conhecido pelo nome de "schutzhound" também os treina para os comandos de ataque e imobilização, o que é de grande auxílio em uma ação policial.

Reprodução Twitter

Completos

Além de fofos e companheiros fiéis, os cães também são ótimos aliados do ser humano quando o assunto é combater o crime e salvar vidas!

Reprodução Twitter