
Os cães farejadores parecem estar com muito trabalho há algum tempo, por isso outros animais vêm recebendo treinamento para essas funções. Ratos são treinados para resgate de pessoas em escombros e esquilos para a detecção de drogas nas fronteiras com a China.
Os pequenos roedores receberam treinamento semelhante aos dos cães para farejar drogas ao longo da fronteira do município de Chongqing, localizado ao sudoeste da China, segundo informou o Washington Post.

Yin Jin, um treinador de cães da polícia na região, disse à mídia estatal que seis esquilos vermelhos da Eurásia foram treinados como uma alternativa às unidades caninas de narcóticos.
Segundo o treinador, o esquadrão de esquilos tem feito um “excelente trabalho” durante os testes de rotina. Mas como se trata de um processo árduo, não há previsão para que eles comecem a trabalhar oficialmente. “Provavelmente vai levar algum tempo,” acrescentou Jin.

Um vídeo mostra o esquadrão durante um de seus exercícios de treinamento. De acordo com o treinador, os esquilos representam a melhor alternativa do reino animal para descobrir drogas, pois têm um excelente olfato, podem manobrar em pequenas áreas e escalar alturas que seriam inacessíveis aos cães.
“Esses esquilos têm um olfato bastante aguçado”, disse Jin, acrescentando que quando os animais detectam uma substância ilegal, eles são treinados para começar a se coçar para alertar o treinador.
O treinamento desses esquilos ocorre quando o país começa a aplicar sua política de tolerância zero às drogas, iniciada em 2022. Embora anos de pesquisa tenham sido dedicados ao aperfeiçoamento do processo, muitos usuários nas redes sociais consideram a ideia um pouco maluca.
As notícias sobre esses esquilos farejadores se tornaram virais no popular site de microblog da China, chamado Weibo (semelhante ao Twitter): “E se o esquilo for viciado em drogas?”, perguntou um usuário. “Cuidado com os gatos de rua”, brincou outro.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!