O olfato dos cães é realmente impressionante. O sentido é extremamente apurado, conseguindo diferenciar cheiros semelhantes e até farejar algo a longas distâncias. E é por causa dessa habilidade que algumas raças de cães são usadas pela polícia para resgatar vítimas, rastrear suspeitos e detectar drogas.
+ Conheça as raças de cachorro propensas a ter displasia de quadril
Todos os cães tem o olfato apurado, mas algumas raças se destacam mais do que as outras. São essas que ganham o posto de grandes farejadoras e acabam entrando para o treinamento policial. Geralmente, as raças de cães possuem essa característica graças a seus antepassados. Eles trabalhavam como caçadores e o faro era supervalorizado para encontrar as presas. Dessa forma, tal qualidade passou de geração para geração.
Então, se você ficou curioso e deseja também ter um cão com o olfato extremamente aguçado, conheças as raças de cães que são boas farejadoras.
Pastor Alemão
A capacidade olfativa do Pastor Alemão impressiona facilmente qualquer um. Ele também está entre as raças mais utilizadas pela polícia, pois é muito inteligente, obediente e tem facilidade na hora de aprender. Isso o torna perfeito para as missões de resgate, busca de criminosos e identificação de drogas. Além disso, é um cão tranquilo, alerta, dócil o carinhoso, perfeito para ter dentro de casa.
Labrador Retriever
O Labrador ganhou a fama de ser um cão animado, engraçado e atrapalhado por causa da quantidade de filme que protagonizou. No entanto, não se deixe enganar. Este grande cão tem o olfato extremamente desenvolvido, é musculoso e atlético. É bastante utilizado como cão-guia para cegos e em operações de resgate, busca e salvamento. Tem um grau de inteligência que impressiona, mas precisa de treinamento ainda filhote para aprender a receber ordens.
Golden Retriever
Grande e peludo, é difícil alguém não achar o Golden Retriever lindo. Não é a toa que é uma das raças mais escolhidas para se ter em casa. Mas as habilidades deste cão vão bem além. O Golden é extremamente inteligente e com um fato muito apurado, tornando-o perfeito para salvamentos e guiar pessoas com deficiência. Não é agressivo, sabe ser obediente, acata as ordens do dono e pode servir como cão de alerta.
+ Conheça as raças de cachorro mais calmas
Cão de Santo Humberto
Também conhecido por Bloodhound, tem uma aparência preguiçosa e cansada, mas seu olfato é excelente. Está na lista dos mais poderosos entre os cães farejadores. É originalmente um cão de caça, o que explica seu faro apurado. O Cão de Santo Humberto é bastante usado pela polícia, mas também pode ser um ótimo pet de companhia. Ele é dócil, gentil, sensível, apegado ao dono e agradável com as pessoas.
Beagle
Pequenos, mas com um olfato de dar inveja. O Beagle é originalmente um cão farejador, pois caçava lebres e coelhos por voltar de 1800. Anos se passaram e essa característica ainda permanece. Seu faro aguçado torna o cão extremamente esperto e alerta. Apesar disso, é uma raça teimosa e desobediente. Treiná-lo é bem difícil, pois se distrai facilmente e não decora as regras. É preciso ter paciência com o Beagle, pois até como cão de companhia ele não é fácil.
Foxhound Inglês
Tem a aparência muito semelhante a do Beagle, mas é mais alto e considerado de porte grande. O Foxhound Inglês também foi criado para caçar animais, pois tem um faro bastante apurado. Se desejar um cão rápido, resistente, enérgico e com ótima habilidade no olfato esta raça é perfeita. Ele será determinado em sua função se for adestrado para isso. Por outro lado, sabe ser um excelente cão de companhia, pois é amigável, afetuoso e equilibrado.
+ Fotogênicos? Confira 3 dicas infalíveis para tirar fotos de cachorros
Pastor Belga Malinois
O Pastor Belga Malinois esta entre as raças preferidas pela polícia, assim como o Pastor Alemão. Ele é habilidoso, responde bem ao treinamento, inteligente e seu olfato causa inveja. É recomendado apenas para donos experientes, pois ele não é tão obediente e precisa de alguém que saiba impor comandos e regras claras. Também pode ser usado como animal de companhia, principalmente se deseja um cão de guarda.
Terrier Escocês
Não é uma raça tão popular, mas esta entre os melhores cães farejadores. O Terrier Escocês foi criado por fazendeiros para lidar com ratos, raposas e texugos, por isso tem um faro tão apurado. Hoje ele é principalmente animal de companhia, pois é divertido, fiel, gentil e amoroso com sua família. Em contra partida, é independente e teimoso, precisando de um dono firme e treinamento ainda filhote.
Basset Hound
De orelhas bem compridas, se parece bastante com o Cão de Santo Humberto. É bem provável que o Basset Hound seja uma mutação de pernas curtas dessa raça. Ele originalmente foi usado por caçadores para rastrear coelhos e lebres, já que seu tamanho compacto e excelente faro ajudavam nessa função. Atualmente, adora perseguir animais por causa dos resquícios de caçador. É bem dócil, gentil e afetuoso, mas também precisa de um dono firme para ditar regras.
+ Os cachorros podem trazer inúmeros benefícios aos idosos; entenda como
Harrier
O Harrier era usado originalmente como cão de caça, principalmente na época que capturar raposas estava na moda. Ele era supervalorizado pelos caçadores por ser ágil e acompanhar os cavalos. Hoje, essas habilidades são pouco usadas, mas o faro aguçado permaneceu. O Harrier é um cachorro gentil e muito amigável, mas também sabe ser teimoso e bastante independente. É importante treiná-lo usando métodos que irão o persuadir a ser obediente.