Um abrigo superlotado no Kentucky (EUA) estava com uma pequena cadela terrier que, com uma barriga que crescia rapidamente, precisava de ajuda. O abrigo já sobrecarregado não teria condições caso ela desse à luz ali.
Felizmente os veterinários da Sociedade Humanitária de Kentucky souberam da história e correram para ajudar. A cadela, agora chamada Momma Malone, foi examinada e os veterinários determinaram que ela provavelmente precisaria dar à luz por cesariana.
“Fiquei empolgada, mas também preocupada”, disse a médica-veterinária Emily Bewley, que fez o parto dos filhotes, ao The Dodo. “Ficamos gratos por ela ter vindo para a Kentucky Humane Society, onde poderíamos dar à luz seus filhotes com segurança”.
Momma ficou na casa de Emily durante os últimos dias de sua gravidez. Ela sabia que havia muitos filhotes a caminho e cuidou para que toda a equipe estivesse pronta para ajudar.
“No caminho para o abrigo, meu filho ficou com ela no banco de trás do carro para confortá-la”, disse a veterinária. “Enquanto isso, a equipe veterinária estava preparando todo mundo no abrigo, porque sabíamos que haveria muitos filhotes e precisaríamos de todas as mãos. Assim que chegamos ao abrigo, a cirurgia durou apenas 20 minutos.”
Todos comemoraram ao ver a nova família. Normalmente, cães pequenos são à luz cerca de dois a cinco filhotes, mas Momma Malone tinha dado à luz a nove filhotes saudáveis.
A preocupação inicial era de que a cadela tivesse problemas para se conectar aos bebês, principalmente por ter sido uma cesárea, mas todos ficaram emocionados ao descobrir que a nova mãe não teve nenhum problema com isso e amava todos os seus filhotes.
“Quando ela acordou, ela assumiu [a maternidade] como se já tivesse feito antes, embora eu tenha certeza de que esta é a primeira vez”, disse Emily. “Ela está cuidando bem de todos.”
Momma e os filhotes ficarão no abrigo até março, quando estarão prontos para procurar por novas famílias.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!