Toda cadela que acabou de ter seus filhotinhos e já saiu do processo da gestação merece muito cuidado e atenção. Tão importante quanto a gravidez em si é o pós-parto, que exige alguns passos essenciais para manter a saúde do pet em dia.
+As fases e cuidados da gestação canina
As dicas principais têm tudo a ver com a higiene e com a cama em que a cadelinha for descansar com seus filhotes. Outro fato importante é que a nova mamãe deve ser separada de outros cães adultos, já que podem transmitir doenças ou parasitas a ela. É também fundamental alimentá-la com ração para filhotes , que possui um elevado valor energético e proteico e ajuda na recuperação.
Primeiros passos do pós-parto
Logo depois do parto, a primeira providência a tomar é manter a higiene do local onde o animal deu à luz. Estar limpo é imprescindível porque a mãe e os filhotes descansarão nesse ambiente.
Para ajudar a manter a cadela limpa e relaxada, um banho com água morna é uma boa opção. Esse processo reduz o risco de infecções causadas bactérias, tanto na mãe como nos filhotes.
Além disso, a nova mamãe vai ingerir pedaços da placenta e outros restos orgânicos originados durante o parto. A falta de higiene pode ser um foco de infecções.
+Gravidez psicológica? Entenda como as cadelas desenvolvem isso
Sobre a mastite
A mastite, desenvolvida nas mamas da mãe, pode ser um dos problemas de saúde a enfrentar e a atenção quanto a isso deve ser constante. Se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com compressas de água quente e com a assistência de um bom veterinário, para evitar que o problema se agrave.
Um dos fatores que pode complicar são os dentes de leite dos filhotes da cadela, que irão aparecer por volta de um mês de idade. Sem querer eles podem causar feridas nas mamas e é bom ficar atento para que os pequenos se amamentem de uma forma um pouco menos agressiva.
+Cruzamento de animais: saiba como funciona com cães e gatos
E a alimentação dos filhotes?
Depois de estarem com os dentes de leite todos prontos, é o momento de iniciar, aos poucos, a alimentação sólida com produtos específicos para eles. A vantagem é que dá tempo suficiente do filhote se acostumar ao futuro alimento e ir se afastando da mãe para que as suas mamas não sejam machucadas.
Uma raça de qualidade é o ideal para a recuperação completa de uma fêmea canina que acaba de parir por ser um tipo de alimento rico em calorias e em proteínas. A tigela da cadela deve estar sempre com comida para que o animal se alimente quando estiver com vontade, nos momentos em que os filhotes o permitirem, entre os intervalos da amamentação.
+Tudo que você precisa saber sobre cruzamento de gatos
Nada como algumas dicas sobre pós-parte de cadelas em plena época de Dia das Mães !