Quando chega a hora de dar à luz, as cadelas começam a ter comportamentos específicos para garantir que tudo saia da forma correta. O parto de cachorro é um momento de tensão, principalmente para algumas raças (Pug, Buldogue), devido a má formação da pelvis. Por isso, o dono tem que ter certa atenção nesse momento.

Leia também: Veterinária explica a importância dos exames pré-natal de cães e gatos

O exame pré-natal em animais domésticos vai dizer se a fêmea não precisará de intervenção veterinária na hora do  parto de cachorro , mas em alguns casos estar por perto e providenciar cuidados especiais pode ajudar ainda mais a relaxar a cadela e deixar os bebês vivos e seguros. Vale lembrar que a gestação canina dura em média de 60 até 63 dias.

Perceber que o dia do nascimento dos filhotes está chegando é simples. Quando estiverem faltando mais ou menos 10 dias para a cadela dar à luz, ela começará a montar um ninho para que seus bebês fiquem seguros e confortáveis. Provavelmente será um lugar da casa mais escondido, quente e macio. 

às vezes é preciso ajudar no parto de cachorro da cadela
reprodução shutterstock
às vezes é preciso ajudar no parto de cachorro da cadela


Como saber que o dia do parto chegou

  • Vazamento de leite das mamas;
  • Fadiga, tremores e respiração ofegante;
  • Perda de apetite;
  • Cadela cavando buracos na terra.

Quando realmente chegar a hora de dar à luz aos filhotes, a fêmea deitará de lado e terá ciclos de respiração longa e curta. Na hora fique por perto para que ela se sinta segura.

Como ajudar a cadela na hora do parto

  • Se o filhote não for lambido pela mãe logo que nasceu, utilize uma toalha limpa para retirar resíduos de placenta do animal e estimular sua respiração;
  • É comum que a mãe tente comer a placenta, mas se o dono puder ajudar nessa hora limpando antes que isso aconteça, é melhor
  • Não encostar nos filhotes com as mãos sem proteção de uma toalha para que a mãe não os rejeite. 
  • Deixe sempre água fresca perto do ninho para que a mãe se hidrate durante o trabalho de parto.

Depois que todos os filhotes tiverem nascido, certifique-se de que eles estão mamando e que nenhum foi deixado de lado pela mãe. Caso o parto de cachorro esteja demorando muito, é indicado levar a pet ao veterinário para evitar que os bebês tenham problemas por passar tempo demais dentro da fêmea. 




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!