Mantendo o ovo na temperatura e umidade corretas a ave poderá se desenvolver sem problemas
Myriams Fotos/Pexels
Mantendo o ovo na temperatura e umidade corretas a ave poderá se desenvolver sem problemas

É comum ter dúvidas de como cuidar de uma ave ao encontrá-la no quintal, seja por ser ainda um filhote que não sabe voar, ou por estar ferida, precisando se recuperar até que seja possível soltá-la novamente. Mas o que acontece quando se encontra um ninho com ovos que, por qualquer motivo, tenha acontecido algo com a ave que os botou?

Ou até mesmo quem deseja criar uma ave, como uma galinha, como pet e quer fazer isso desde a fase inicial do processo, é possível chocar um ovo em casa?

A resposta é sim, mas é preciso preparar um ambiente adequado e seguir certos cuidados para que a ave possa se desenvolver. Lembrando que tudo deve ser feito em casos de necessidade, jamais se deve remover ovos de um ninho de pássaros.

+ Curiosidades relacionadas:

Como criar um berçário para aves em casa

Gabriel Doimo, especializado em criação de aves, ensina alguns cuidados que se deve ter para que as aves possam nascer de forma rápida e saudável.

“Os ovos que não são chocados pelos pais, necessitam de um ambiente controlado para que possam prosperar. É necessário ter temperatura e umidade controladas, além de ser necessário girar os ovos algumas vezes ao dia”, diz.

Ele explica que os ovos podem ser colocados em uma caixa de papelão com uma lâmpada a uma distância segura para aquecer, além disso, é importante forrar a caixa com um substrato fofo, podendo ser desde serragem de madeira, até crochê – fundamental que sejam materiais isolantes térmicos.

Doimo recomenda que os ovos sejam virados com o intervalo de uma em uma hora, para que o processo embrionário ocorra corretamente.

“O motivo é que o embrião se desenvolva sem se aderir à casca do ovo. O segundo motivo é para que o embrião vá se posicionando para o nascimento, ou seja, com a cabeça postada em direção à bolha de ar evitando o sufocamento no líquido amniótico”, orienta.

O tempo de incubação dura cerca de 21 dias para a maioria das espécies e os ovos precisam ser girados somente até o 19º dia.

Se desejar fazer uma chocadeira caseira mais elaboradas, algumas dicas:

  1. Uma caixa de papelão com tampa, com capacidade de aproximadamente 50 litros (semelhante a de uma cesta básica)
  2. Substrato como serragem de madeira, algodão ou crochê
  3. Uma lâmpada transparente para aquecer.
  4. Coloque um bocal e fiação para ligar a lâmpada – pode ser usado um pequeno abajur, se tiver.
  5. Um medidor de temperatura e umidade (caso o tenha).
  6. Um recepiente para colocar água.

Atenção:

  • Evite deixar a caixa muito tempo aberta para que não haja uma grande variação de temperatura. Em caso de ovos de galinha, deixe um pequeno recipiente com água.
  • A temperatura ideal para chocar os ovos é de cerca de 37°C.

Após nascidos, os filhotes precisam ir para uma incubadora, assim como a chocadeira, ela será responsável por manter os animais em uma temperatura e umidade adequadas, até que eles estejam prontos para o ambiente externo.

Leia:  Como alimentar um filhote de ave corretamente, especialista explica

É sempre importante pedir a ajuda de um médico-veterinário especializado em aves para saber a melhor forma de cuidar do filhote e, em caso de uma ave selvagem, a maneira certa de devolvê-la para a natureza.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!