No dia a dia do atendimento a aves silvestres e exóticas, quando pergunto o que levou o responsável a levar seu animal à consulta, eu escuto de forma muito frequente queixas do tipo “doutora, ela está muito quieta, no fundo do viveiro, 'encorujada', tremendo e com penas arrepiadas”.
Sinais como estes, que são identificados pelos responsáveis dos animais, nos diz muita coisa sobre a saúde das aves e uma certeza é: tem algo de errado acontecendo.
As aves possuem uma grande capacidade de mascarar doenças e, quando demonstram sinais clínicos de afecções, é preciso estar atento à gravidade do comprometimento da saúde do seu animal.
Quando se nota que as aves estão com as penas arrepiadas, “encorujadas” e tremendo, na verdade é uma tentativa de gerar calor por meio do tremor da musculatura, pois cria-se uma camada de ar quente entre a pele e as penas. Devido a esse mecanismo, a ave fica “inchada e fofinha”.
Um outro sinal clínico muito comum em aves com comprometimento de saúde é quando observa-se que ela está escondendo o rosto por muito tempo entre as penas, além de se sentarem sobre os tarsos (membros posteriores), pois, dessa forma, evitam deixar as áreas aptéricas (sem penas) descobertas.
A retenção de calor e redução do gasto energético, geralmente demonstra que esta ave precisa combater alguma enfermidade, logo sempre observe o comportamento normal de sua ave para saber quando está alterado. Afinal, só sabemos o diferente quando conhecemos a normalidade.
Ao menor sinal de alterações, sempre consulte um médico veterinário
especializado e jamais medique seu animal por conta própria.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!
Acompanhe o Canal do Pet e os maiores destaques do Portal iG no Telegram !