As redes sociais estão cheias de fotos e vídeos de gatinhos fazendo as mais diversas — e engraçadas — expressões faciais. Muitas são “manipuladas, por tutores que dão petiscos para os pets mastigarem antes de bater aquela foto divertida. No entanto, os bichanos podem fazer cerca de 276 expressões faciais diferentes.
São dados de um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) , que analisou os diferentes tipos de expressões faciais que os gatos usam para se comunicarem entre si.
Os pesquisadores também descobriram que os gatos têm algumas expressões em comum com os humanos, algo que pode ter sido aprendido por eles ao longo de 10 mil anos de convivência entre as espécies.
Como os pesquisadores descobriram as caretas felinas?
Durante os meses de agosto e junho, a cientista Lauren Scott visitou um café beneficente para gatos na Califórnia (EUA). Durante esse período, a pesquisadora registrou cerca de 194 minutos de expressões faciais dos felinos, especialmente quando estavam interagindo entre si.
Lauren então analisou as imagens com a ajuda da psicóloga evolucionista Brittany Florkiewicz, que estuda emoções e comportamentos de algumas espécies de animais.
O que eles descobriram?
Foram registradas 276 expressões faciais diferentes nos gatos filmados. Cada uma das expressões dos gatos era composta por uma mistura de quatro de 26 movimentos faciais únicos.
Movimentos como: boca aberta, pupilas abertas ou fechadas, piscadas, lambidas no nariz, movimentos dos bigodes e posições das orelhas. Para nível de comparação, os humanos têm cerca de 44 movimentos faciais únicos e os cães têm 27. Porém, o número total de expressões é desconhecido.
Das expressões faciais gravadas, cerca de 45% foram consideradas como amigáveis, 37% como agressivas ou raivosas e 18% eram “uma mistura pouco clara” entre as duas.
De acordo com a pesquisa, algumas das expressões faciais amigáveis dos gatos — onde a boca era puxada para trás e a mandíbula aberta para formar um sorriso ou gargalhada — eram semelhantes à “cara de brincadeira” feita pelas pessoas, cães, macacos e outros animais.
As pesquisas ainda não são claras sobre o que os gatos tentavam dizer uns aos outros por meio destas expressões faciais, mas as cientistas esperam que a sua investigação possa ajudar os tutores de animais de estimação e cuidadores de abrigos de animais a cuidarem melhor desses pets e a compreenderem melhor o que os gatos querem nos dizer.
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.