Sinais felinos, o que os gatos querem nos dizer?

Cada gato tem um temperamento único e se comporta de forma diferente, contudo certos sinais, assim como em qualquer outra espécie, são universais e basta saber interpretá-los para que possamos compreender o que os bichanos têm a nos dizer.

Miados constantes

Qualquer miado em excesso deve ser investigado. Os gatos não conseguem falar para dizer se estão sentindo algum desconforto físico ou comportamental, como estresse ou carência. Caso o pet esteja miando demais, vale uma consulta com o veterinário para certificar se há algo errado.

Unsplash/Erick Jan

Posicionamento corporal

Quando se fala em posicionamento corporal, podemos dizer que quando estão com a coluna curvada e a pelagem arrepiada, muitas vezes estão se posicionando para o ataque, pois estão se sentindo ameaçados.

Reprodução

Cauda

A posição e o movimento da cauda do gato também diz muito sobre como ele está se sentindo. Em pé significa que ele está feliz, se tiver em pé e um pouco curvado, pode abusar dos carinhos porque o pet está muito amigável.

TerriAnneAllen

Orelhas

Quando posicionadas para trás, podem dizer que ele está atento ao que acontece ao redor. Orelhas na posição horizontal significam perigo, pois o gato está se preparando para o ataque.

Reprodução/ Redes Sociais

Gato desconfiado

Normalmente quando estão desconfiados eles costumam se esconder, porém em estado de alerta podem deixar as orelhas eretas, balançar a cauda de um lado para o outro e até mesmo chegarem a "atacar" e morder.

Pixabay

Postura e sentimentos

A postura dos gatos muitas vezes pode demonstrar suas intenções e sentimentos. Quando querem brincar, por exemplo, muitas vezes podem curvar a coluna e andarem de lado, simulando uma espécie de "dança" ou até mesmo se jogarem no chão e virarem de barriga para cima demonstrando uma sensação de confiança e bem-estar.

Ronronar dos gatos

Ronronar significa sensação de bem-estar, seu gato está confiante e extremamente confortável!

Gatos podem marcar território

A demarcação territorial normalmente acontece com gatos machos que não são castrados, mas isso não é uma regra. Normalmente quando começam a urinar em locais inapropriados não devemos descartar a possibilidade de algum problema físico e, para isso, precisamos realizar exame clínico e complementares.

Sinal de amor

Quando os gatos se esfregam nas pernas das pessoas, não estão somente se encostando, mas sim deixando seus "feromônios" por onde se esfregam. Isso significa: "Gosto de você e vou deixar meu cheirinho com você".

Olhos nos olhos

Os gatos adoram "encarar", mas isso não necessariamente deve ser interpretado com algo ameaçador. Quando se trata de ameaça, não é somente o olhar que demonstra, mas outros sinais corporais associados. Quando seu gato está te encarando fixamente ele pode estar demonstrando admiração por você.

Um presentinho

Os gatos são animais carnívoros e, quando estão na natureza, se alimentam de pequenas presas, como pássaros, ratos, pequenos insetos. Caçar para eles é natural, por isso, quando caçam e levam a presa para dentro de casa, isso deve ser encarado como se eles estivessem levando uma espécie de "presente" ou até mesmo um troféu.

Gatos e o amor por caixas de papelão

O amor dos gatos por caixas de papelão continua sendo um mistério até mesmo para ciência, mas também quem explicará o amor, não é mesmo?