Cães são animais muito presentes em nossas vidas e é o pet mais poular na hora de se escolher um bichinho. São amorosos, companheiros e divertidos, características que os fazem ser considerados até como o "melhor amigo do homem".

Se você tem ou já teve um cãozinho em casa, certamente deve achar que sabe tudo sobre ele. Mas a verdade é que os bichinhos não cansam de nos surpreender. Junto à veterinária Carynn Dantas, do petshop Crystal Pet, e Caroline Pires, gerente do local, separamos 8 curiosidades sobre cães que você provavelmente não sabia.

1 - Olfato potente

Focinho
shutterstock
Focinho

O olfato dos cães chega a ser 1 milhão de vezes melhor do que o de seres humanos. Não é à toa que vemos esses animais participando de buscas policiais e anunciando visitas em casa antes mesmo de elas baterem à porta, por exemplo.

2- Atletas e rápidos

Cão da raça whippet
reprodução shutterstock
Cão da raça whippet

Um cão pode correr em média 30km/h. Raças mais rápidas como whippet e greyhound podem chegar até 80km/h. Impressionante, não?


3- Cada focinho com sua digital

Olfato canino
Reprodução
Olfato canino

Você sabia que cada cão possui um focinho único? Eles servem como impressões digitais e podem confirmar a identidade do animal. Não existe nenhum outro nariz igual ao do seu cachorro. 

Você viu?


4- Meu cão está com febre?

Cãozinho com febre
reprodução shutterstock
Cãozinho com febre

Alguns tutores podem presumir que os cães estão com febre ao notar uma temperatura de 38º C. Mas a verdade é que a temperatura corpórea normal deles é de 38º C até 39ºC. Portanto, ele só apresentará febre ao ultrapassar essa marca.


5- Muito expressivos

Cão feliz
Reprodução/ Shutterstock
Cão feliz

A popular frase "meu cão só falta falar!" nunca foi tão verdadeira. Acontece que os cães tem cerca de 100 expressões faciais. A maior parte delas é devido ao animal mexer as orelhas e as sobrancelhas. 

6- Tem uma técnica para vomitar!

Cachorro comendo grama
Reprodução/ Shutterstock
Cachorro comendo grama

Se o seu cão come grama e mato e depois vomita, fique tranquilo pois isso é algo mais natural do que parece. Quando eles têm dor de barriga, ou sentem um enjoo é muito comum que devorem os dois como um alimento para aliviar.


7- Não são estritamente carnívoros

Cão comendo
Shuttersock
Cão comendo

Não, os cães não podem comer apenas carne. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são carnívoros, e sim, onívoros. Portanto, sua dieta deve ser rica e conter uma alimentação balanceada.


8- Chocolate nem pensar!

Dar chocolate para cachorro pode resultar até na morte do pet
shutterstock
Dar chocolate para cachorro pode resultar até na morte do pet

Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente contido no chocolate, chamado teobromina, pode afetar o sistema nervoso central e causar excitação, hipertensão, tremores, ofegância, incontinência urinária, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!