Chihuahua
O chihuahua pode facilmente perder a noção de seu próprio tamanho e querer encarar qualquer potencial ameaça, até cachorros muito maiores. Ele também late para ser notado e para proteger seu ambiente (a casa).
São diversos os fatores que levam um cão a ser mais ou menos “comunicativo”, como o ambiente onde vive, treinamento ou situações específicas – como perigo. Mas, de forma geral, algumas raças tendem a latir mais do que outras.
O chihuahua pode facilmente perder a noção de seu próprio tamanho e querer encarar qualquer potencial ameaça, até cachorros muito maiores. Ele também late para ser notado e para proteger seu ambiente (a casa).
O Beagle é um cão muito dócil e raramente apresentar um comportamento agressivo, mas são cães muito expressivos e uma ótima forma de se expressar é por meio do latido. Ele também foi criado como um cão de caça, então latirá para avisar ao tutor sempre que encontrar algo interessante, como um brinquedo ou algum animal menor.
O Yorkshire também é um baixinho com mania de grandeza, latirá para se afirmar e proteger sua família. Eles também são “conversadores” e vão latir para interagir com seus tutores, além de avisar sempre que estão com fome, sede ou cansados.
O latido do Husky é bem único, é um pet bem tagarela (e escandaloso). Eles são bastante comunicativos e tendem a latir quando estão animados ou, principalmente, uivam bastante quando estão se sentindo solitários.
O Pinscher é um cãozinho cheios de energia e muito carismático com sua fama de nervosinho. Ele está sempre atento e é muito corajoso, ele usa seu latido potente para afastar possíveis ameaças.
O Lhasa Apso é muito comunicativo e ama “conversar” com seus tutores, especialmente quando quer brincar ou passear. Ele também é um pet protetor e latirá sempre que considerar alguma ameaça, para avisar que sua casa e família estão protegidas.
Criado como um cão de caça, ele é um grande companheiro e um ótimo alarme para a casa, já que irá se manifestar ao menor sinal de um estranho se aproximando – seja um humano, um gato ou um esquilo.
Um cãozinho simpático e querido, não importa se em sua versão mini, padrão ou gigante. O Poodle é propenso a latir e pode latir quando se sente assustado ou ansioso. Muito inteligente, também irá usar seu latido para que o tutor faça suas vontades.
Outro exemplo de baixinho barulhento. O Shnauzer mini é um cão animado e curioso, adora se comunicar. Ele está sempre atento e, mesmo que não seja o mais indicado para cão de guarda, irá sempre avisar quanto ao menor sinal de alerta.
Um cãozinho pequeno e peludinho, muito popular entre quem vive em apartamento. É um pet muito alegre e brincalhão e deixará bem claro o que está sentindo. Como um bom baixinho corajoso, ele estará sempre disposto a proteger sua casa e irá alertar a qualquer sinal suspeito.
Muito do que leva um cão a latir é seu entusiasmo e alegria, mas também energia acumulada, tédio e tristeza. É importante que os tutores deem atenção aos seus pets, brinquem e levem para passear sempre que possível. Ofereça brinquedos para que ele possa se distrair quando estiver sozinho e, se necessário, vale pedir a ajuda de um adestrador profissional.