10 fatos sobre a raça Pinscher

Um cão pequeno, mas com personalidade enorme.

Origem alemã

A história da origem da raça é incerta, mas acredita-se que tenha surgido antes da Primeira Guerra Mundial. Esses cães se tornaram muito populares entre a população por serem exímios caçadores de roedores e outros pequenos animais.

FreePik

A fama de nervosinho

Muito associado à frase “50% ódio e 50% tremedeira”, o Pinscher não é um cão bravo. Assim como qualquer outra raça, esse temperamento varia de acordo com a criação. A tremedeira pode ser causada por diversos fatores, como dores, frio, medo e felicidade.

Doberman em miniatura? Não!

É comum associar o Pinscher ao Doberman, pela forte semelhança entre as raças. Mas o Pinscher surgiu muitos anos antes do grandalhão. As orelhas do Doberman também são naturalmente caídas, ficando eretas devido à conchectomia – prática ilegal no Brasil.

Joshua Daniel/Unsplash

Amado por artistas

A fama do Pinscher já é antiga e eram muito queridos por artistas há mais de 300 anos. Historiadores encontraram obras de arte datadas dos séculos 17 e 19, com cães bem semelhantes retratados em pinturas.

Sharon Mccutcheon/Unsplash

Salvos pelos Estados Unidos

Muito populares na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial, a raça quase desapareceu no país. Alguns norte-americanos levaram Pinschers para os EUA, onde ficaram conhecidos como Mini Pins.

E diversas cores e tamanhos

A cor predominante é o preto, com partes do corpo na cor caramelo, como a barriga. De porte pequeno, sua altura máxima chega a 30 cm, pesando até 6 kg. Ainda assim, existem variações menores, sendo dividido nas categorias 0, 1, 2, 3 e miniatura.

Um pequeno alarme

Ser silencioso não é uma qualidade do Pinscher. O cãozinho tem o costume de latir bastante, mesmo quando ainda são filhotes. Por estarem sempre alertas, esse cãozinho pode latir ao notarem qualquer sinal de perigo – mesmo que seja só uma visita.

Karolina/Unsplash

Uma pequena fonte de energia

Esses pequenos são muito enérgicos e precisam de tutores que tenham disposição para passear e brincar com os pets. Um Pinscher que não gasta energia pode ficar entediado aborrecido.

Instagram/%40frederico.margot_

Personalidade

Eles têm uma personalidade muito forte e são muito corajosos, até demais para o tamanho, já que podem querer enfrentar animais bem maiores. Nada de passear com o pet sem coleira e muita atenção com outros cães da rua.

Instagram/%40pinscherbrasil

Poucos amigos

Um Pinscher pode não se dar muito bem com outras espécies de animais, como gatos. Mas nem tudo está perdido, quando bem socializado, preferencialmente quando ainda filhotes, eles podem conviver numa boa.

5 motivos para não ter um Pinscher!

Instagram/%40pinscherbrasil

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação