10 fatos sobre o Yorkshire Terrier

Uma raça de cães pequenos, fofos e cheios de histórias para contar

Tamanho não é documento

Mesmo bem pequenos, os Yorkies são cães muito corajosos e estão sempre alertas. Em países como os EUA a raça recebeu o apelido de “brinquedo moleque”, e um de seus traços mais marcantes é a personalidade forte unida a aparência elegante.

Um passado não tão glamuroso

Se hoje são pets que andam por aí com lacinhos fofos e bem arrumados, no passado a raça era tida como “cães de plebeus”, usados para a caça de roedores em túneis, entre outras tarefas. Esse passado, porém, fez do Yorkie um cão muito ágil para brincadeiras e competições, como o Agility.

Trabalho árduo

Surgido no século 19, na Inglaterra, o pequeno Yorkshire já foi um trabalhador de minas de carvão e moinhos de algodão, na caça de ratos. O cão abanava o rabo quando via a presa e alertava os trabalhadores. O Yorkie veio a se tornar pet somente quando a Rainha Vitória se apaixonou pela raça e a adotou.

Os pelos são como cabelos

Os pelos da raça são um charme a parte e eles nunca param de crescer, como os cabelos humanos. Eles requerem cuidados diários na escovação para evitar embaraços, além de tosas para que fique mais fácil de manter.

Shiebi Al/Unsplash

Totó, em O Mágico de Oz

Não é um fato confirmado, mas teorias indicam que o Yorkshire pode ter sido a inspiração para o cãozinho Totó, do livro “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum. O que torna a teoria forte é que o ilustrador William Wallace Denslow tinha uma cadela da raça na época. No filme, porém, o cãozinho é vivido por um Cairn Terrier.

Eles amam água

Os Yorkshires são corajosos na terra e também na água, pois adoram nadar. Mas não basta jogar o bichinho na água, primeiro o tutor deve desenvolver as habilidades aquáticas do cãozinho, aos poucos. Outro ponto é que a natação do Yorkie sempre deve ser supervisionada, jamais deixe o pet sozinho em uma piscina!

Perfeitos para toda a família

O cãozinho adora brincar e fazer atividades, sendo ótimas companhias para crianças a partir de uma certa idade – pois certas brincadeiras podem machucar o pequeno Yorkie. Eles também amam ficar no colo, fazer companhia e receber carinho, ideais para pessoas com mais idade.

Imprinting mais longos

Ao contrário de outras raças maiores, o Yorkie só pode ser separado da mãe e de seus irmãos de ninhada após as 12 semanas de vida. Isso porque o cãozinho pode sofrer muito caso seja separado antes de 10 semanas, como ter traumas e até contrair doenças que podem ser fatais.

Chris Smith/Unsplash

Uma cor padrão

Cinza brilhante azulado e amarelo tostado, são as duas cores definidas como padrão para a raça. Sendo que o mesmo cão não deve ter as duas misturadas. As regras para definir um Yorkshire Terrier “puro” são bem rígidas.

Uma nova cor, uma nova raça

Em 1984 um filhote de Yorkshires nasceu com cores diferentes do resto da ninhada. Esse filhote acabou dando origem ao que seria uma raça diferente, hoje conhecida como Biewer Terrier. Quer saber mais sobre ele?

Natalie Scott/Unsplash

A história e outras curiosidades sobre o Yorkshire Terrier

Sabia que uma cadelinha Yorkshire já foi até heroína de guerra? Confira essa e outras histórias!

Kaylin Pacheco/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação