Descubra quais raças deram origem ao seu animal de estimação
Reprodução/Pixabay
Descubra quais raças deram origem ao seu animal de estimação

O teste de DNA ficou muito popular no Brasil ao final dos anos 1990, em programas de televisão, por identificar o parentesco, mais precisamente a paternidade de pessoas. Anos mais tarde, a ciência disponibilizou ao grande público a possibilidade de fazer esse tipo de teste para ajudar a identificar a história genética de uma pessoa e descobrir de onde vieram seus antepassados, por exemplo.

Assim como com seres humanos, isso também pode ser feito com animais de estimação, tornando possível que o tutor descubra características de seu cachorrinho adotado ou mesmo saber quais raças formaram a genética do cachorrinho sem raça definida (SDR) que tem em casa. Mas, claro, o teste de DNA vai muito além dessas curiosidades: por meio dele, é possível descobrir doenças genéticas que o pet pode vir a desenvolver,  traços de personalidade e até o porte físico que um filhote terá quando crescer - ou a idade dele, caso já tenha sido adotado na fase adulta.

Um kit para o exame mais simples, vendido nos Estados Unidos, custa US$ 60, cerca de R$ 296 considerando a atual cotação do dólar, sem taxas de importação. Já no site oficial da empresa, o kit sai por US$ 69, cerca de R$ 346 e os resultados são prometidos em até duas semanas, depois que após o recebimento do material coletado pelo tutor.

Além dos resultados, o tutor também recebe um certificado impresso, com todos os dados genéticos do animal. Por se tratar de um exame realizado na América do Norte, algumas raças podem não constar no banco de dados da empresa (DNA My Dog), por isso há uma faixa de 2,3% de chance de erros. Outro problema que pode afetar os resultados são bactérias presentes na boca do animal, por isso é importante cuidar da saúde bucal do pet.

Disponível no Brasil

Descubra as origens do seu melhor amigo
Reprodução/Pixabay
Descubra as origens do seu melhor amigo

No Brasil também existe uma empresa que fornece esse tipo de testes para cães, prometendo avaliar mais de 200 tipos de doenças genéticas, além de determinar as raças que compõem a família do cachorro, de até três gerações passadas.

Saber quais as doenças genéticas que o pet é predisposto ajudao que o animal, com acompanhamento veterinário, tenha uma vida mais saudável.

Por aqui, os valores são um pouco mais salgados, custam cerca de R$ 499 do kit básico, que identifica as raças que originaram o seu pet, R$ 689 para identificar doenças genéticas e até R$ 889 para o que une os dois anteriores.

Como funciona

O kit vem com o que chamam de painel multiplex de PCR ( semelhante ao usado para testes de Covid-19 ). O tutor deverá coletar uma amostra da parte interna das bochechas do cachorro, guardar o material na embalagem enviada pela empresa e despachar o material de volta, pelo correio. Para o tutor, é bem simples, desde que siga todas as instruções do produto.

No laboratório, a coleta é colocada em uma solução que extrai as células da haste e libera o DNA. As informações do genoma são analisadas e comparadas com um banco de dados da empresa. Após toda uma gama de testes e comparações, realizadas por meio de softwares.

Após todo o processo, o tutor receberá os resultados em casa, pelos correios.

Você viu?