Existe mesmo o chihuahua
Photo by RAPHAEL MAKSIAN on Unsplash
Existe mesmo o chihuahua "de bolso"?


Os  cachorros de bolso são sucesso entre muitas pessoas pelo tamanho e a possibilidade de levar o pet para todos os lugares . A maioria destas raças ou versões dentro de uma própria raça - como o pinscher , que adquiriu números para identificar o tamanho: o zero, um, dois e assim por diante - surge do cruzamento dos animais que nascem naturalmente menores em uma ninhada. Entretanto, alguns cachorros naturalmente pequenos , como o chihuahua, têm como ficar ainda menores?

Há algum tempo circula na internet a venda de cachorros da raça chihuahua teacup - nome para caracterizar a versão "de bolso" do pet -, cujo valor é em torno de R$ 5 mil . Nas avaliações de compra, as pessoas parecem satisfeitas com seu novo animal, porém existem duas questões que devem ser levadas em conta: as características naturais da raça e os problemas de saúde enfrentados por cachorros tão pequenos.

Anúncio de chihuahuas tea cup
Reprodução
Anúncio de chihuahuas tea cup

A raça é uma das mais caras do mercado canino e, assim, complementar com "teacup", "de bolso", "toy" ou "microtoy" (estas duas últimas são usadas apenas para poodles) é uma forma de criadores desonestos lucrarem às custas dos pequenos cachorros. Atualmente, apenas dois tipos de chihuahua são reconhecidos: os de pelo curto e pelo longo.

Você viu?

Características da raça

Os chihuahuas pesam entre 1 kg a 3 kg, com a altura variando entre 15 até 23 centímetros. Enquanto filhotes, assim como qualquer outro cachorro, não é possível precisar qual a estatura e gramagem que o pet vai ter quando adulto. Além disso, os cães da raça que pesam menos de 1,5 kg precisam de cuidados especiais e tem expectativa de vida menor do que os outros, ainda que pareçam saudáveis enquanto filhotes.

Dentre os problemas de saúde que os chihuahuas podem sofrer, estão:

  • Problemas dentais
  • Hipoglicemia
  • Propensão a ferimentos pela fragilidade 
  • Má-formação dos órgãos


Por muito tempo, os chihuahuas com que tinham "moleira" foram considerados como puros, mas essa é uma característica comum e não indica nenhum problema de saúde. De todo modo, esta é uma região sensível e que precisa ser cuidada.

Vale lembrar que a compra de animais, seja ele de qual espécie for, incentiva o mercado indiscriminado da procriação de animais e a escravização de cães e cadelas matrizes que ficam presas somente para se reproduzirem, muitas vezes em condições precárias. O melhor é adotar um bicho de estimação nas ONGs credenciadas e confiáveis .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!