A tutora compartilha sua rotina com Spunky numa conta do TikTok, em que posta vários momentos inusitados com o pequeno chihuahua
Reprodução/TikTok
A tutora compartilha sua rotina com Spunky numa conta do TikTok, em que posta vários momentos inusitados com o pequeno chihuahua

Assim como os humanos, os  cães também sofrem de problemas de saúde à medida que envelhecem. Estes problemas podem ir de mobilidade reduzida a problemas dentários e, em alguns casos, também à perda de memória.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma tutora compartilhou um pouco da rotina que tem com Spunky, uma  Chihuahua de 17 anos com disfunção cognitiva canina, conhecida popularmente como demência.

Com mais de 180 mil curtidas e 4 mil comentários, o vídeo mostra Spunky confusa, apática, e parada no quintal de casa. Assim que ela escuta a voz de sua dona, porém, ela a reconhece, e abana o rabo, para a surpresa e felicidade da tutora.

Um internauta , que se sensibilizou com a história, disse nos comentários: “Ela pode não saber muito, mas ainda sabe que te ama". Outro adicionou que a pet pode não ter muitos pensamentos, “mas o principal é que se sente segura e feliz com você [a tutora].”

Confira o vídeo:


Demência em cães

Os principais sintomas da disfunção cognitiva canina são a confusão, em que o cão pode esquecer onde está a comida ou se confundir ao andar pela casa (em casos mais graves, esquecer o próprio nome e não reconhecer ao seu tutor) e o desinteresse em brincadeiras, pessoas ou petiscos.

Em um estudo que envolveu 180 cães castrados, investigadores da Animal Behavior Clinic, em Portland, Oregon (EUA), também descobriram que 68% dos cachorros com idades entre 15 e 16 anos apresentavam sinais de deterioração cognitiva.

A investigação publicada no “Journal of the American Veterinary Medical Association” revelou que 28% dos cães entre 11 e 12 anos apresentavam sintomas de declínio cognitivo em, pelo menos, uma área do comportamento. Apenas 1,9% destes cães tinham sido oficialmente diagnosticados com a doença por um veterinário.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!