Kurilian Bobtail
Linda Schaffarczyk/Flickr
Kurilian Bobtail

O Kurilian Bobtail surgiu nas Ilhas Curilas, um arquipélago com mais de 50 ilhas vulcânicas entre a ínsula de Hokkaido no Japão e a península Kamchatka na Rússia .

Não sabe exatamente quais raças deram origem ao Kurilian Bobtail, já que se originou de forma natural, sem interferência humana — acredita-se que veio de uma mutação genética dominante.

O território das Ilhas Curilas é russo, mas disputado pelos japoneses, sendo assim, acredita-se que esse gatinho seja um ancestral do Bobtail Japonês, mas não há evidências que comprovem tal fato.

Alguns exemplares do Kurilian foram levados para a Rússia por volta de 1950 por militares ou cientistas, tendo seu desenvolvimento iniciado apenas na década de 1980. A demora se deve justamente por se acreditar que se tratava da mesma raça do gato japonês.


Descoberto que se tratava de uma raça diferente, os amantes de gatos começaram a criá-la. O temperamento dócil e inteligência do felino rapidamente conquistaram pessoas de diferentes pontos da Europa .

O Kurilian Bobtail foi apresentado ao público em um show de felinos em 1991. Pela falta de registro, ele não foi considerado um gato de raça até 1995, quando foi finalmente aceito pela World Cat Federation (WCF).

A Fédération Internationale Féline (FIFe) reconheceu a raça em 2004. Já a The International Cat Association deu seu reconhecimento oficial em 2012.

Características

  • Gato de médio a grande porte, com aparência selvagem e musculosa;
  • Os músculos são firmes, bem desenvolvidos e a estrutura óssea é sólida;
  • O corpo é compacto;
  • A cabeça é grande, de contornos arredondados;
  • O nariz é amplo e reto, com um ligeiro recuo na base;
  • O focinho é bem desenvolvido e largo;
  • Os olhos são largos, separados, ovais na parte superior e arredondado na inferior e a cor deve ser limpa e brilhante, independentemente da pelagem;
  • As orelhas são médias, triangulares, bem eretas, com as pontas arredondadas e levemente inclinadas para frente;
  • O pescoço firme e apresenta uma espécie de "juba";
  • A parte traseira é ligeiramente arqueada;
  • Os membros traseiros são mais compridos do que os dianteiros;
  • As patas possuem pelos entre os dedos;
  • A cauda é curta, pode ser flexível ou rígida, mas a base é sempre flexível, apresentando um enrolar dando o formato de pompom; o pelo na cauda é em forma de pluma e cheio. Uma cauda nunca será igual a outra;
  • A pelagem é longa ou curta, macia, fina e sedosa; possui pouco subpelo;
  • Pode ser encontrado em cores sólidas ou malhados, com qualquer quantidade de branco combinado com prata;
  • A cada ninhada nascem apenas dois ou três filhotes;
  • Cores: todas as cores e padrões são aceitas

Existem duas variações de pelo da raça, o que originou o Kurilian Bobtail Longhair (pelos longos) e o Shorthair (pelos curtos). Apesar de serem pouco conhecidos fora da Rússia, na América do Norte , o Kurilian Bobtail é reconhecido pela American Cat Fanciers Association, pela Canadian Cat Association e pela Cat Fanciers Federation.

Comportamento

Kurilian Bobtail
pentaxist.ru/Flickr
Kurilian Bobtail

É um gato de temperamento equilibrado, inteligente, esperto, curioso, sociável, brincalhão e muito gentil. Adora estar próximo aos tutores e é muito carinhoso. Contudo, apesar desse lado afetuoso e apegado, o Kurilian Bobtail é um gato independente.

Convive bem com crianças e animais de estimação — exceto, talvez, não com animais menores, pois pode encará-los como uma presa. É um excelente saltador, então é comum encontrá-lo em cima da geladeira e até armários. Gosta de observar tudo do alto, algo comum entre os felinos.

É um gatinho muito leal e aprecia passar longos momentos no colo do tutor. Inteligente, pode ser treinado com facilidade e tem um grande instinto para caça. É um gato bastante adaptável, podendo viver em qualquer ambiente. No entanto, não gosta de ficar sozinho em casa. Os tutores devem desafiar o felino com brincadeiras e atividades, para que o pet se mantenha ativo e estimulado.

Cuidados

Kurilian Bobtail
Kurilian Bobtail
Kurilian Bobtail
Kurilian Bobtail Longhair
Kurilian Bobtail
Kurilian Bobtail

A cauda dos gatos ajuda também no equilíbrio dos felinos. Pelo fato de ter a cauda em um formato diferente, ou mesmo a ausência de cauda, esse felino pode apresentar certa dificuldade de locomoção e, até mesmo, em sua comunicação com outros felinos.

“No geral, gatos de cauda curta ou ausentes podem apresentar maior dificuldade em andar, saltar e subir de forma adequada em locais altos”, afirma Thaís Matos, médica-veterinária da Petlove.

“Isto porque lhes falta o necessário pólo de equilíbrio. Além disso, pode afetar a comunicação com outros gatos, pois estes também recorrem à cauda para expressarem estados de espírito.”

Escovação

Segundo Thaís, o gato Kurilian deve ser escovado duas vezes na semana para eliminar pelos mortos e manter a aparência sedosa de sua pelagem. “De maneira geral essa raça é de baixa manutenção e bastante simples de cuidar”, afirma.

É necessário dar banhos?

A veterinária aponta que o Kurilian Bobtail é uma raça que gosta mais de água que outros gatos em geral, porém, “gatos são animais muito higiênicos pois têm a capacidade de se auto-limparem por meio da lambedura, pela qual costumam eliminar as sujidades do pelo.”

No entanto, ela afirma que os gatos “podem e devem tomar banhos, caso necessário, pois a sujidade do ambiente adere na pele e pêlos, podendo gerar coceira e consequentemente problemas dermatológicos, assim como causar incômodo ou até mesmo em casos que o pet não consiga se limpar sozinho.”

Ela continua: “Para determinar a frequência e necessidade desse cuidado é recomendado buscar orientação de um médico veterinário, de preferência especialista em felinos ou dermatologista, pois cada raça tem suas particularidades quanto a essa questão.”

Melhores produtos para higiene

No mercado existem diversos produtos de higiene para gatos, como lenços humedecidos, xampus, e produtos para banho a seco.

“Não há produto específico para a higiene dessa raça, a escolha de produtos específicos vai depender da necessidade do pet e da preferência do tutor”, aponta Thaís.

Propensão a doenças genéticas

O Kurilian Bobtail é um gato geralmente muito saudável e sem propensão a doenças ligadas à sua genética, no entanto, a médica-veterinária afirma que mesmo que a raça seja de gatos fortes é necessário manter a ida frequente a veterinários  “para exames periódicos e acompanhamento da saúde do pet”.

“É de extrema importância para um diagnóstico precoce e tratamento de qualquer enfermidade”, acrescenta.

Alimentação adequada para a raça

“O principal benefício de uma alimentação saudável e balanceada para os gatos, de uma forma geral, é proporcionar qualidade de vida. Assim como em seres humanos, o alimento serve como combustível para o corpo dos animais”, explica Thaís.

“É importante destacar que para algumas raças existem alimentos específicos e com finalidades diferentes”, afirma ela. “A oferta de alimentos que não são próprios para gatos e fase de vida do pet pode acarretar vários inconvenientes como doenças nutricionais ocasionadas por carência ou excesso de nutrientes, excesso de gordura e consequentemente o sobrepeso, excesso de sal que sobrecarrega a função renal, excesso de carboidratos e de proteínas.”

A veterinária completa: “Para escolher a melhor ração deve-se levar o pet ao médico veterinário, onde passará por exames de rotina, exames físicos e anamnese, permitindo que o especialista entenda se há alguma particularidade que deve ser levada em conta na alimentação e indicará a melhor forma de alimentação de acordo com as características do gato e com a rotina e preferência do tutor.”

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter), Facebook e   Comunidade no Whatsapp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!