De origem na Grã-Bretanha, o Fox Terrier é uma raça muito antiga, tendo registros de sua existência desde o século 16. Seu nome vem da caça de raposas, função para a qual a raça era destinada.
Existem duas variações de Fox Terrier, sendo a de pelo liso e a de pelo duro, ambas têm características muito similares, sendo a maior diferenças traços como o formato da cabeça, a coloração e comprimento da pelagem.
As duas variações provavelmente tiveram ancestrais diferentes, sendo a de pelagem curta considerada a mais antiga. Uma pintura de 1790, do Coronel Thornton, mostra um cachorro chamado Pitch, muito semelhante aos padrões da raça como a conhecemos hoje.
Criadores tentaram obter uma raça mais homogênea, cruzando os dois padrões entre si, mas esse projeto foi descontinuado.
Os primeiros registros da raça em solo americano são de 1879. Com um “Fox Terrier American Club” sendo fundado em 1885, mesmo ano em que o American Kennel Club registrou a raça oficialmente.
Em 1985, o AKC passou a separar as duas variações como raças distintas, embora o clube FTAC ainda considere como uma raça única.
Personalidade
Seja em sua versão de pelo liso ou de pelo duro, quando se fala em temperamento, todo Fox Terrier é igual. São cães alegres, muito inteligentes, de personalidade forte, por isso, se não houver um bom treinamento, podem ser bastante teimosos e colocar a própria vontade acima dos comandos dados pelo tutor.
Apesar de serem considerados cães independentes, ele são cães muito apegados à família e não gostam de ficar sozinhos. A convivência com crianças é boa e eles tendem a ser muito protetores, por isso podem ser arredios com pessoas desconhecidas e outros animais – daí a importância de uma boa socialização do animal ainda filhote.
Eles estão sempre em alerta e tendem a latir ao menor sinal de problemas. Apesar de ser uma raça de porte pequeno, são grandes atletas e precisam praticar bastante exercícios para gastar energia e se manterem com o corpo e mente saudáveis.
Cuidados básicos
O Fox Terrier de pelo liso tem uma pelagem curta, densa e reta: o de pelo duro tem a pelagem densa, dura e com uma subcamada de pelos curtos e macios. Na região do focinho a pelagem se torna mais volumosa e áspera.
A escovação é indicada ao menos uma vez por semana, para a remoção de pelos mortos e evitar embaraço. A única diferença, na prática, é que a variação de pelo duro pode dar um pouco mais de trabalho e requer tosas regulares para ajudar a manter o animal com a higiene em dia.
Os banhos não são tão necessários, bastando um banho ao mês ou em caso o pet fique muito sujo.
Cuidados com a saúde
O Fox Terrier é um cachorro muito saudável e não tem nenhuma predisposição a doenças genéticas. No entanto, o cão pode sofrer com doenças articulares , como a displasia coxofemoral. E problemas oculares, como a catarata , que tendem a surgir com o avançar da idade.
Para isso, é fundamental que se leve o animal para visitas frequentes ao médico-veterinário, realizando check-ups anuais. Além de manter a carteira de vacinação e vermífugos sempre em dia e oferecer uma alimentação de qualidade.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!