Diferentes Buldogues

Ao se falar sobre Buldogues, é comum que se pense nos Buldogues Francês e Inglês. Mas também podemos encontrar por aí as variações conhecidas como Campeiro e Americano.

Diferentes características

Apesar de serem, essencialmente, o “mesmo tipo”, assim como acontece com os Pitbulls, cada Buldogue tem suas próprias características e são bem distintas entre si.

Buldogue Francês

O Francês é o menor deles, sendo um cão bem apreciado por pessoas que vivem em apartamentos. Mesmo baixinho, é um cão musculoso. Tem o pelo liso, macio e em diversas cores. É um pet amoroso e ótimas companhias.

Sven Ciupka/Unsplash

Problemas comuns

O que mais se destaca entre os demais são as orelhas eretas e pontiagudas. O focinho é achatado e os olhos são grandes e arredondados. Essas características, no entanto, trazem diversos problemas para a saúde do Buldogue Francês.

Karsten Winegeart/Unsplash

Buldogue Inglês

Um cão de porte médio, corpo musculoso e também de focinho achatado. A maior diferença está no formato da cabeça, pela face mais enrugada e pelas orelhas caídas. É um cão amoroso e uma ótima companhia.

Sébastien Lavalaye/Unsplash

Bom sobre rodas

O Buldogue Inglês é tido como mais preguiçoso e com menos energia que um Francês, por exemplo, mas é comum vermos – na internet – cães da raça como verdadeiros skatistas. O que é útil para eles, já que correr muito pode ser perigoso para a saúde.

Buldogue Americano

É o maior entre os Buldogues, também tem o focinho achatado, o rosto é arredondado com maxilar proeminente, com sobras de pele nas laterais e orelhas caídas. É um cão bastante ativo para atividades físicas.

Radovan Zierik/Pixabay

O perfil de um cão é o perfil do homem

O comportamento depende da forma como é criado. Se for um animal mimado, tende a ser tranquilo e amoroso com todo mundo. Mas, em outros casos, pode ser um companheiro da família, mas agressivo com estranhos. Serviu de inspiração para o cão Spike, do desenho Tom & Jerry.

Bully Rascalz/Wikipedia

Buldogue Campeiro

De porte médio para grande, com o corpo musculoso e focinho achatado e com a cabeça um pouco mais larga e arredondada. Os olhos são menores e as orelhas triangulares, também caídas.

Reprodução Pinterest

É do Brasil

Um cachorro leal, corajoso e muito tranquilo. É ótimo com crianças e mais apto para realizar atividades físicas. O Buldogue Campeiro é uma raça originária do Brasil e é usado para pastorear gado, especialmente no sul do país.

Reprodução/Instagram/%40buldoguecampeiro

Buldogues cá, Bulldogs lá

Existem outros tipos de Buldogues, mais raras de se encontrar no Brasil,

Bulldog Australiano

O Bulldog Australiano é ideal para casas com quintais espaçosos, mas também pode viver bem em apartamentos, desde que faça atividades físicas regularmente. Como todos os outros buldogues, eles são ótimos com a família e adoram estar por perto.

Instagram/%40cute_aussie_bulldogs

Old English Bulldogge

O “antigo bulldog inglês” vem do cruzamento entre o American Pit Bull Terrier, Bulmastife e o Buldogue Americano. São bem semelhantes a outros buldogues, mas são mais atléticos e mais resistentes.

Karin Wordehoff/Pixabay

Bulldog Vitoriano

Os criadores dessa raça queriam criar um bulldog mais saudável, então eles cruzaram Buldogues Ingleses, Bull Terriers, Bull Mastiffs e Staffordshire Bull Terriers. Não tem o focinho tão achatado, logo não tem a respiração tão prejudicada. Ele tem personalidade semelhante a outros buldogues: são leais, protetores, muito gentis e afetuosos.

Instagram/%40mynameisteddy_thebulldog

Catahoula Bulldog

Vem do cruzamento entre o Catahoula Leopard Dog e o Buldogue Americano. Ao contrário de outros buldogues, eles têm energia incrivelmente alta e são atléticos, o que significa que precisam de bastante exercício. Essa raça não é considerada “pura” por grandes organizações, como o AKC, por isso são encontrados mais facilmente para adoção nos Estados Unidos.

Acrysmith/Wikipedia

Cão de presa Maiorquino

É original das Ilhas Baleares ao largo da costa da Espanha, datado de 1200, a raça foi criada como cão de rinha, segundo registros da Old Red English Bulldogs Kennel. O Ca de Bou, como é chamado, é um cão amigável e brincalhão, se dando muito bem com toda a família.

Anastasia Gepp/Pixabay