Diferentes Pitbulls

Eles são conhecidos por serem cães fortes e musculosos, mas não é incomum que vejamos por aí cães mais magros e com uma aparência diferente daquela que está no imaginário popular.

Os reconhecidos pelo AKC

Certamente existem diversos tipos, misturas com outras raças, mas apenas duas delas são oficialmente reconhecidas pelo American Kennel Club, umas das organizações mais conhecidas do planeta. Elas são American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.

Jane Almon/Unsplash

A origem de um estilo

Pitbull não é considerado exatamente uma raça, mas um tipo. Os cães pitbulls se originaram por volta do século 19, a partir dos Buldogues. O nome vem da abreviação de “Pit Bulldog”, como eram chamados na época.

Mudaram muito de lá para cá

No início, no século 19, os Pit Bulldogs eram bem menores, com corpos mais arrochados e de pelos bem lisos.

Generalização

Atualmente a nomenclatura “Pitbull” é usada para qualquer raça de cachorro que seja minimamente parecido com esses cães, mesmo que não sejam geneticamente ligados a nenhumas das raças reconhecidas pelo AKC. Entre o tipo estão quatro linhagens distintas

American Pitbull Terrier

Cães que originalmente eram usados para rinhas (e ainda existem muitas ilegais) e recebem a injusta fama de animais violentos, são cães amigáveis, inteligentes e obedientes. É importante socializar esses animais, especialmente desde filhotes, para conviverem bem com outros animais e pessoas.

Mike Burke/Unsplash

American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire é um tipo de Pitbull conhecido como cão trabalhador. Com origem por volta de 1970, criados pela vontade de americanos que preferiam um cão para trabalhos gerais. São maiores e mais pesados que os outros tipos e por exercerem tarefas mais intensas também tendem a ser menos agressivos.

Rebeka Román/Unsplash

Staffordshire Bull Terrier

Raça criada por mineiros de carvão da Inglaterra que desejavam cães leves, velozes e confiáveis. É o mais leve entre os Pitbulls, tem um corpo musculoso e pelagem brilhante, são bem dóceis e leais, combinam bem com famílias que gostam de atividades ao ar livre.

darolti dan/unsplash

American Bully

O “valentão americano” é um dos mais populares entre os pitbulls reconhecidos. Se originou do cruzamento entre cães American PitBull Terrier e Bulldogs Ingleses. É um cão muito companheiro e amigável. É muito usado para trabalhos e é comum vê-los com corpos muito musculosos.

Trent Jackson/Unsplash

Pitbull Blue Nose

O cão de “nariz azul” recebe esse nome por ter uma pelagem de tom azulado. É um tipo raro de Pitbull, por isso se tornam muito admirados e desejados por criadores. Porém, com exceção da cor, as outras características são basicamente as mesmas.

lypticlayouts/Pixabay

Pitbull Red Nose

A do “nariz vermelho” também é considerada rara e tem ligações com Pitbulls irlandeses, tradicionalmente usados para iscas de touros. Não se sabe ao certo a razão pela cor de cobre, em tom avermelhado. Os criadores de Red Noses precisam alimentar os cães com óleo de peixe de boa qualidade, para manter a pelagem saudável e manter a cor característica.

Joey Yang/Unsplash

Curiosidade sobre Red e Blue

Em uma ninhada só é possível encontrar filhotes de ambos os tipos. Por isso, mesmo que diferentes, podem ser considerados como apenas um único tipo. A coloração diferenciada pode ser encontrada entre as raças anteriores.

A criação

Os Pitbulls são animais inteligentes e de adestramento relativamente simples. Eles têm personalidade dócil e amigável. Precisam de famílias amorosas e que tenham tempo para interagir com o animal. A agressividade pela qual são conhecidos provém de uma criação inadequada.