Raças que devem ser proibidas

Algumas raças de cães consideradas “puras” sofrem com diversos problemas de saúde ligados à sua genética, como braquicefalia, surdez crônica, doenças oculares, entre outras. O debate sobre a criação de filhotes veio à tona na Europa.

Tudo pela estética

Por serem considerados “fofos”, muitas raças sofreram alterações genéticas para serem moldadas conforme o gosto estético das pessoas, criando um padrão de focinhos, orelhas, pelagem e outras.

reprodução shutterstock

Frutos da crueldade

Algumas raças chegam ao ponto de nem conseguirem se procriar sozinhas, sendo frutos de “fabricação” por criadores, o que é considerado crueldade contra o bem-estar de animais que já nasceram propensos a várias doenças.

shutterstock

Nos tribunais

Autoridades do Reino Unido já haviam se pronunciado a respeito da criação de Buldogues Franceses e, mais recentemente, na Noruega, foi proibida a criação de Buldogues e Cavalier King Charles Spaniels.

Reprodução/Pixabay

A luta pela causa animal

A decisão surgiu devido à luta de ONGs e protetores de animais a respeito dos problemas aos quais os cães estavam sujeitos simplesmente pelos padrões impostos às raças. Algumas já estão em foco.

The Verge/YouTube

Dálmata

Muito populares no imaginário das pessoas por conta do filme “101 Dálmatas”, da Disney. A raça de pelos brancos com manchinhas pretas tem expectativa de vida de 11 a 13 anos, segundo o AKC. A surdez é um problema predominante na raça, assim como pedras nos rins são muito comuns.

Balmer Rosario/Unsplash

Pastor Alemão

Uma das raças mais comuns em serviços militares, um Pastor Alemão tem expectativa de vida de 7 a 10 anos e é propenso a displasia de anca, que pode causar dor e dificuldade de locomoção, além de causar artrite.

Dustin Bowdige/Unsplash

Golden Retriever

Uma das raças mais amadas do mundo, tem uma expectativa de vida de 10 a 12 anos. O Golden Retriever tem maiores chances de desenvolver câncer, como linfoma, se comparado a outras raças. Um estudo da Journal of Veterinary Internal Medicine identificou a raça como o segundo lugar em mortes pela doença, com mais de 72 mil casos analisados.

Shayna Douglas/Unsplash

Cavalier King Charles Spaniel

Considerados como “cães da realeza”, os Cavalier King receberam esse nome em homenagem aos Reis Charles I e II. Com expectativa de vida de 12 a 15 anos, os Cavaliers estão propensos a problemas oculares, como catarata, siringomielia e diversos problemas cardíacos.

shutterstock

Buldogues

Buldogues sofrem com uma série de problemas respiratórios, devido ao focinho achatado. Com expectativa de vida de 8 a 10, para os ingleses e de 10 a 14 anos para os franceses. Os Buldogues não conseguem regular a temperatura corporal e, por isso, não devem praticar muitas atividades físicas e sofrem em dias mais quentes.