Existem diversos tipos de cachorros, e as raças os classificam de acordo com a personalidade, podendo ser de companhia, caça, guarda, entre outros. Até hoje é comum ver em fazendas e grandes propriedades avisos de cães de guarda, que servem para intimidar quem está do lado de fora. 

Leia também: Noiva compra vestido igual ao dela para sua cadela usar na cerimônia

O próprio nome já diz, os  cães de guarda servem para proteger pessoas e residências, e por isso a maioria deles é grande, forte e imponente. Muitos têm fama de serem bravos, mas isso nem sempre acontece: com pessoas desconhecidas eles tendem a ser mais desconfiados, porém podem ser muito carinhosos com seus donos. 

Conheça melhor as 7 raças de cães de guarda mais famosas

1. Dobermann

O Dobermann é um dos cães de guarda mais famosos
shutterstock
O Dobermann é um dos cães de guarda mais famosos










Pode parecer que não, mas o Dobermann é um cão que veio da mesma família do pequeno Pinscher. Original da Alemanha, esse cachorro é grande, podendo atingir até 72 cm de altura. Não costuma apresentar temperamento agressivo sem motivo, por isso é indicado para guarda pessoal.

Por ser um animal de porte grande, atlético e de personalidade dominante, é muito importante que ele seja adestrado por um profissional ou dono experiente. É bastante leal e pode ser um ótimo companheiro. 

2. Cane Corso

Cane Corso
shutterstock
Cane Corso




O Cane Corso é obediente e muito utilizado para guarda de gado e propriedade. Assim como os outros cachorros de guarda, ele deve ser adestrado para que não se disperse facilmente, apesar de seu instinto natural de estar sempre alerta.

Muito famoso na Itália, onde surgiu, pode chegar até 70 cm de altura. Ele é desconfiado com estranhos mas não apresenta hostilidade a não ser que sinta alguma ameaça. 

Leia também: Para espaços pequenos: 8 raças de cachorros que não crescem muito

3. Rotweiller

Rottweiler
shutterstock
Rottweiler




Também original da Alemanha, o Rottweiler é muito conhecido pelo grande porte e pela coragem. Por ser um cão de trabalho, essa raça é muito ativa e precisa gastar energia para que não fique agressiva com seus donos. É muito territorialista e tem sentidos muito aguçados para perceber algo fora do comum.

Pode conviver com crianças desde que seja socializado com elas desde filhote. Os machos medem em média até 69 cm de altura.

4. Fila Brasileiro

Fila Brasileiro
shutterstock
Fila Brasileiro



O nome desse cão tem sua característica principal, que é "filar". Filar significa agarrar, ou seja, esse tipo de cachorro tem uma mordida forte e não solta a não ser que receba o comando. 

A raça é utilizada pelo Exército Brasileiro e pelo Exército Israelense, e é uma das poucas que tem muita aversão a estranhos. Esse cão pode chegar até 75cm, e é bastante utilizado para proteger gado de ataques selvagens e ladrões. 

5. Pastor Alemão

Pastor Alemão
shutterstock
Pastor Alemão

De fácil adestramento, o Pastor Alemão é um dos favoritos quando se fala em guarda. Por ser muito corajoso e fiel, esse cachorro não costuma recuar mesmo frente a agressões ou armas de fogo.

Apesar de ser um pouco menor, os machos podem chegar a 65cm de altura. Os Pastores são bastante companheiros e se dão bem com crianças. 

6. Dogue Alemão

Dogue Alemão
shutterstock
Dogue Alemão

Esse cão é famoso até nos desenhos animados. O Dogue Alemão é o conhecido Scooby-Doo, que ajuda seus amigos a resolver mistérios. Ele é muito dócil e grande, além de poder percorrer grandes distâncias muito rápido.

Sua altura pode chegar a 80cm, e por isso é um ótimo cão de guarda e de companhia para seus donos. Se adestrado da forma correta, pode proteger a casa, fazer truques e ser extremamente leal. 

Leia também: É seguro dar calmante humano para cachorro? Saiba porque não

7. Boxer

Boxer
shutterstock
Boxer

O menor dos cães de guarda da lista é o Boxer, que pode chegar a até 60 cm de altura, mas isso não impede que seja um vigilante nato. Conhecido por se dar muito bem com crianças, esse cão além de protetor é um ótimo companheiro e muito inteligente. Para se manter calmo é ideal que seja exercitado regularmente, principalmente em caminhadas diárias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!